Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do maciço do morro da cruz - Florianópolis, (SC).

Título
Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensino de ciências visando a inclusão social: um estudo nas escolas do maciço do morro da cruz - Florianópolis, (SC).
Autor
Fabrícia Amorim
Orientação
Carlos Alberto Marques
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa desenvolvida nas escolas vinculadas ao Fórum do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, SC. O objetivo principal desta investigação é identificar e discutir os elementos teórico-metodológicos presentes em Projetos de Ensino de Ciências baseados nos princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, que possam indicar formas de promover a inclusão social de seus alunos. A metodologia de investigação se prosperou na pesquisa exploratória, buscando uma compreensão mais ampla de nosso objetivo de estudo e delimitando a amostragem da pesquisa. A fundamentação teórica a qual estruturamos nossa pesquisa inclina-se aos pressupostos educacionais de Paulo Freire, o qual também é estimado por este Fórum, na fundamentação dos trabalhos da Comissão de Educação. Esta comissão apresenta como objetivo mudanças nas políticas públicas educacionais visando melhorias na qualidade de ensino, incentivando práticas educacionais inovadoras como também, a luta por melhores condições de trabalho. Assim, esta pesquisa procura responder como os projetos de ensino das escolas vinculadas ao Fórum do Maciço do Morro da Cruz, baseados na contextualização e na interdisciplinaridade podem contribuir para a inclusão social de seus alunos.
Palavras Chave
projetos de ensino, inclusão social, interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas