"Conhecimento, Cultura e Escola - um estudo de suas inter-relações a partir das idéias dos alunos (08-12 anos) sobre os espinhos de cactos".

Título
"Conhecimento, Cultura e Escola - um estudo de suas inter-relações a partir das idéias dos alunos (08-12 anos) sobre os espinhos de cactos".
Autor
Adela Molina Andrade
Orientação
Nilson José Machado
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A educação em ciências, de crianças e adolescentes, deve ser orientada a partir de nexos entre o conhecimento e a cultura. Estes, geralmente tomados como óbvios, necessitam de referenciais teóricos e de categorias para sua articulação. A adoção de uma visão semiótica de cultura permitiu a percepção de que as cosmovisões e os valores estão intimamente articulados, dando à vida e ao mundo um caráter de evidência observado como "natural". O conceito de valor de Paul Ricoeur, entendido como decisão que orienta a seleção de aspectos culturais a serem transmitidos ou esquecidos, permite a conceituação de um esquema compreensivo na análise das entrevistas das crianças da amostra. Esta análise foi complementada com informações obtidas de outras fontes. As perspectivas educacionais formuladas apoiam-se em quatro conclusões: (a) em toda relação de conhecimento, orientada pedagogicamente, valores entram em contato; (b) nas vivências do conhecimento, interagem diferentes experiências no e com o mundo e a sociedade, o que implica em relações com sentido; (c) os conteúdos, descritivos ou explicativos, de um conhecimento dependem de relações que interagem significativamente e não somente de relações logicamente construídas ou coerentes; e (d) o conhecimento, entendido como significado, é dependente do contexto. Dessa forma, o conhecimento está sujeito a negociações constantes em função daquilo que os sujeitos de cada cultura valorizam como importante, necessário, crível e justificável. De acordo com o exposto, as propostas para a educação científica orientadas a crianças e adolescentes devem basear-se na construção coletiva de uma ética que leve em conta tanto a diversidade cultural quanto a heterogeneidade da sociedade em questão para, assim, advogar por alternativas que considerem as características culturais locais. Pretende-se, portanto, distanciar-se de visões universais que somente contribuem para manter relações coloniais com o conhecimento. Finalmente, discute-se, considerando a dialética dos valores e a educação, os vínculos entre passado e futuro em um projeto de educação em ciências para crianças e adolescentes na Colônia.
Palavras Chave
construção do conhecimento, cultura, semiótica

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno