Concepções de alunos do curso de pedagogia da UFRN acerca da natureza da ciência: subsídios à formação de professores.
Título
Concepções de alunos do curso de pedagogia da UFRN acerca da natureza da ciência: subsídios à formação de professores.
Concepções de alunos do curso de pedagogia da UFRN acerca da natureza da ciência: subsídios à formação de professores.
Educação
Autor
Clarissa Souza de Andrade
Clarissa Souza de Andrade
Orientação
Andre Ferrer Pinto Martins
Andre Ferrer Pinto Martins
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
No campo da Educação em Ciências, os estudos sobre as concepções de professores acerca da natureza da ciência têm crescido nas últimas décadas em virtude da importância atribuída ao saber sobre as ciências. Manifestando preocupação com a temática, os trabalhos desta linha de pesquisa têm investigado concepções de professores, tanto em formação quanto em exercício. Inserido nessa problemática, e preocupado com a formação inicial de professores, este trabalho teve como objetivo principal investigar as concepções de alunos do Curso de Pedagogia da UFRN acerca da natureza da ciência, já que tais alunos são ou serão professores que ensinam ou ensinarão ciências. O aporte teórico do estudo foi a abordagem oferecida pela filosofia da ciência contemporânea, bem como trabalhos da literatura especializada sobre a temática NdC (Natureza da Ciência). Na parte empírica do trabalho utilizamos, como principal instrumento de coleta de dados, um questionário aberto, no qual os alunos se posicionaram sobre variados aspectos da natureza da ciência. Foram sujeitos da investigação 81 alunos de Pedagogia, cursistas do 1º, 5º e 9º períodos. Os resultados apresentaram uma aproximação às concepções dos sujeitos acerca da temática, indicando a presença de uma série de concepções pouco satisfatórias de ciência, ao lado de concepções mais consistentes com a epistemologia contemporânea. No comparativo entre os grupos, o 5º período apresentou resultados um pouco melhores do que os demais, trazendo à tona elementos para avaliar o impacto da formação na construção de concepções de ciência pelos alunos.
No campo da Educação em Ciências, os estudos sobre as concepções de professores acerca da natureza da ciência têm crescido nas últimas décadas em virtude da importância atribuída ao saber sobre as ciências. Manifestando preocupação com a temática, os trabalhos desta linha de pesquisa têm investigado concepções de professores, tanto em formação quanto em exercício. Inserido nessa problemática, e preocupado com a formação inicial de professores, este trabalho teve como objetivo principal investigar as concepções de alunos do Curso de Pedagogia da UFRN acerca da natureza da ciência, já que tais alunos são ou serão professores que ensinam ou ensinarão ciências. O aporte teórico do estudo foi a abordagem oferecida pela filosofia da ciência contemporânea, bem como trabalhos da literatura especializada sobre a temática NdC (Natureza da Ciência). Na parte empírica do trabalho utilizamos, como principal instrumento de coleta de dados, um questionário aberto, no qual os alunos se posicionaram sobre variados aspectos da natureza da ciência. Foram sujeitos da investigação 81 alunos de Pedagogia, cursistas do 1º, 5º e 9º períodos. Os resultados apresentaram uma aproximação às concepções dos sujeitos acerca da temática, indicando a presença de uma série de concepções pouco satisfatórias de ciência, ao lado de concepções mais consistentes com a epistemologia contemporânea. No comparativo entre os grupos, o 5º período apresentou resultados um pouco melhores do que os demais, trazendo à tona elementos para avaliar o impacto da formação na construção de concepções de ciência pelos alunos.
Palavras Chave
natureza da ciência, formação de professores.
natureza da ciência, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor