Concepções sobre diversidade de Orientações Sexuais veiculadas em livros didáticos, paradidáticos de Ciências e Biologia.
Título
Concepções sobre diversidade de Orientações Sexuais veiculadas em livros didáticos, paradidáticos de Ciências e Biologia.
Concepções sobre diversidade de Orientações Sexuais veiculadas em livros didáticos, paradidáticos de Ciências e Biologia.
Ensino, História e Filosofia da Ciência
Autor
Cristiane Pinto Andrade
Cristiane Pinto Andrade
Orientação
Charbel Niño El-Hani
Charbel Niño El-Hani
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As pesquisas na área de educação têm sugerido que a educação sexual focada sobre a diversidade de orientações sexuais (heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade) poderia ajudar a reduzir a incidência de problemas, tais como dificuldades de aprendizagem, isolamento e suicídio entre os adolescentes não-heterossexuais. Para que a diversidade de orientações sexuais possa ser abordada de modo apropriado no contexto escolar, é importante investigar se e como este tema é tratado em materiais didáticos, particularmente, nos livros didáticos, que desempenham um papel central na prática pedagógica. Além disso, livros paradidáticos de educação sexual também merecem atenção, em vista da possibilidade de que, por sua própria natureza, forneçam informação mais extensa e qualificada sobre o tema. Ao analisar materiais instrucionais, não somente a adequação conceitual dos mesmos deve ser examinada, mas também a linguagem empregada na apresentação das explicações, uma vez que ela pode reificar desigualdades e preconceitos ao tratar de temas como a diversidade de orientações sexuais. Aspectos epistemológicos também devem ser analisados em uma investigação sobre como livros didáticos e paradidáticos abordam o comportamento humano, em termos gerais, e, em particular, a orientação sexual. Trata-se, afinal, de um tema que envolve debates epistemológicos importantes, concernentes, por exemplo, à controvérsia natureza-cultura e ao determinismo, biológico ou ambiental. A pesquisa relatada nesta dissertação teve como objetivo central investigar os tipos de explicações (determinista biológica, determinista ambiental, interacionista) sobre a diversidade de orientações sexuais que aparecem nos livros didáticos de Ciências e Biologia e paradidáticos de Educação Sexual dos ensinos Fundamental e Médio. A amostra estudada consistiu de 64 livros, sendo 20 livros didáticos de Ciências, 22 livros didáticos de Biologia e 22 livros paradidáticos de educação sexual. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de análise documental e os dados foram submetidos à análise descritiva. Os resultados obtidos no presente estudo indicaram que a diversidade de orientações sexuais não é abordada freqüentemente nos livros didáticos de Ciências e Biologia, sendo discutida com mais freqüência nos livros paradidáticos analisados. Explicações deterministas biológicas e ambientais foram dominantes na amostra analisada. Aspectos de história e filosofia das ciências estiveram ausentes em todos os livros investigados. Estes achados indicam a necessidade de repensar-se a abordagem da diversidade de orientações sexuais nos materiais didáticos e paradidáticos disponíveis para os ensinos Fundamental e Médio no Brasil.
As pesquisas na área de educação têm sugerido que a educação sexual focada sobre a diversidade de orientações sexuais (heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade) poderia ajudar a reduzir a incidência de problemas, tais como dificuldades de aprendizagem, isolamento e suicídio entre os adolescentes não-heterossexuais. Para que a diversidade de orientações sexuais possa ser abordada de modo apropriado no contexto escolar, é importante investigar se e como este tema é tratado em materiais didáticos, particularmente, nos livros didáticos, que desempenham um papel central na prática pedagógica. Além disso, livros paradidáticos de educação sexual também merecem atenção, em vista da possibilidade de que, por sua própria natureza, forneçam informação mais extensa e qualificada sobre o tema. Ao analisar materiais instrucionais, não somente a adequação conceitual dos mesmos deve ser examinada, mas também a linguagem empregada na apresentação das explicações, uma vez que ela pode reificar desigualdades e preconceitos ao tratar de temas como a diversidade de orientações sexuais. Aspectos epistemológicos também devem ser analisados em uma investigação sobre como livros didáticos e paradidáticos abordam o comportamento humano, em termos gerais, e, em particular, a orientação sexual. Trata-se, afinal, de um tema que envolve debates epistemológicos importantes, concernentes, por exemplo, à controvérsia natureza-cultura e ao determinismo, biológico ou ambiental. A pesquisa relatada nesta dissertação teve como objetivo central investigar os tipos de explicações (determinista biológica, determinista ambiental, interacionista) sobre a diversidade de orientações sexuais que aparecem nos livros didáticos de Ciências e Biologia e paradidáticos de Educação Sexual dos ensinos Fundamental e Médio. A amostra estudada consistiu de 64 livros, sendo 20 livros didáticos de Ciências, 22 livros didáticos de Biologia e 22 livros paradidáticos de educação sexual. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de análise documental e os dados foram submetidos à análise descritiva. Os resultados obtidos no presente estudo indicaram que a diversidade de orientações sexuais não é abordada freqüentemente nos livros didáticos de Ciências e Biologia, sendo discutida com mais freqüência nos livros paradidáticos analisados. Explicações deterministas biológicas e ambientais foram dominantes na amostra analisada. Aspectos de história e filosofia das ciências estiveram ausentes em todos os livros investigados. Estes achados indicam a necessidade de repensar-se a abordagem da diversidade de orientações sexuais nos materiais didáticos e paradidáticos disponíveis para os ensinos Fundamental e Médio no Brasil.
Palavras Chave
orientação sexual, livros didáticos, livros paradidáticos, determinismo.
orientação sexual, livros didáticos, livros paradidáticos, determinismo.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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