Símbolo-ponte: um instrumento pedagógico de auxílio à explicitação das dificuldades conceituais em circuitos elétricos.

Título
Símbolo-ponte: um instrumento pedagógico de auxílio à explicitação das dificuldades conceituais em circuitos elétricos.
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Autor
Eugênia de Cassia Andrade
Orientação
Carlos Eduardo Laburú
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Ano
2006
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O problema norteador desta pesquisa é verificar se a ideia de símbolo-ponte, construída a partir da estratégia-ponte do modelo de mudança conceitual, consegue explicitar as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem de circuitos elétricos. As atividades desenvolvidas junto aos alunos, empregando símbolos-ponte, potencializam a descortinar um conjunto de problemas de representação que se atrelam aos conceituais que podem ser aproveitados como momentos de intensa discussão. Apresentamos os resultados obtidos com os alunos que passaram pela estratégia dos símbolos-ponte.
Palavras Chave
Física; Circuito Elétrico; Símbolos-Ponte; Mudança Conceitual.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método