O discurso do professor de ciências sobre leitura: um olhar da biblioteca.
Título
O discurso do professor de ciências sobre leitura: um olhar da biblioteca.
O discurso do professor de ciências sobre leitura: um olhar da biblioteca.
Autor
Inez Barcellos de Andrade
Inez Barcellos de Andrade
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo sobre leituras do professor. A partir de um quadro teórico-metodológico que considera a leitura na perspectiva discursiva, buscou-se por meio de seis entrevistas com professores de ciências que atuam em uma instituição federal de ensino médio e técnico no Norte Fluminense compreender os sentidos por eles atribuídos à leitura, seus modos de ler e as imagens que possuem de si. Os sentidos de leitura estão relacionados à sua importância, ligados a sua transformação, à sua inserção social, à obtenção do conhecimento, à compreensão de mundo e ao domínio do código lingüístico, além do prazer quando se referem a leitura de textos não ligados à sua atividade profissional. Já os modos de leitura estão relacionados a tipologia do discurso, aos objetivos da leitura e ao contexto onde se dá. A leitura parafrástica predomina, principalmente quando os professores se referem a textos científicos em geral e leituras ligadas ao ambiente escolar. No entanto, a leitura polissêmica ocorre quando se remetem a outros tipos de textos. Os professores entrevistados possuem uma imagem de si como mediadores na situação de leitura com alunos e textos. No entanto, não se vêem como formadores de leitores. Consideram os alunos como não leitores ou leitores com dificuldades e atribuem essas dificuldades ao vocabulário limitado do aluno. Propõe-se que sejam incentivadas reflexões sobre leitura em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências a fim de possibilitar ações que contribuam para um sentido mais ampliado para leitura, considerando os sujeitos e os textos, com as suas histórias de leitura e o contexto.
Estudo sobre leituras do professor. A partir de um quadro teórico-metodológico que considera a leitura na perspectiva discursiva, buscou-se por meio de seis entrevistas com professores de ciências que atuam em uma instituição federal de ensino médio e técnico no Norte Fluminense compreender os sentidos por eles atribuídos à leitura, seus modos de ler e as imagens que possuem de si. Os sentidos de leitura estão relacionados à sua importância, ligados a sua transformação, à sua inserção social, à obtenção do conhecimento, à compreensão de mundo e ao domínio do código lingüístico, além do prazer quando se referem a leitura de textos não ligados à sua atividade profissional. Já os modos de leitura estão relacionados a tipologia do discurso, aos objetivos da leitura e ao contexto onde se dá. A leitura parafrástica predomina, principalmente quando os professores se referem a textos científicos em geral e leituras ligadas ao ambiente escolar. No entanto, a leitura polissêmica ocorre quando se remetem a outros tipos de textos. Os professores entrevistados possuem uma imagem de si como mediadores na situação de leitura com alunos e textos. No entanto, não se vêem como formadores de leitores. Consideram os alunos como não leitores ou leitores com dificuldades e atribuem essas dificuldades ao vocabulário limitado do aluno. Propõe-se que sejam incentivadas reflexões sobre leitura em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências a fim de possibilitar ações que contribuam para um sentido mais ampliado para leitura, considerando os sujeitos e os textos, com as suas histórias de leitura e o contexto.
Palavras Chave
análise do discurso; leitura; professores de ciências
análise do discurso; leitura; professores de ciências
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor