O discurso do professor de ciências sobre leitura: um olhar da biblioteca.

Título
O discurso do professor de ciências sobre leitura: um olhar da biblioteca.
Autor
Inez Barcellos de Andrade
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estudo sobre leituras do professor. A partir de um quadro teórico-metodológico que considera a leitura na perspectiva discursiva, buscou-se por meio de seis entrevistas com professores de ciências que atuam em uma instituição federal de ensino médio e técnico no Norte Fluminense compreender os sentidos por eles atribuídos à leitura, seus modos de ler e as imagens que possuem de si. Os sentidos de leitura estão relacionados à sua importância, ligados a sua transformação, à sua inserção social, à obtenção do conhecimento, à compreensão de mundo e ao domínio do código lingüístico, além do prazer quando se referem a leitura de textos não ligados à sua atividade profissional. Já os modos de leitura estão relacionados a tipologia do discurso, aos objetivos da leitura e ao contexto onde se dá. A leitura parafrástica predomina, principalmente quando os professores se referem a textos científicos em geral e leituras ligadas ao ambiente escolar. No entanto, a leitura polissêmica ocorre quando se remetem a outros tipos de textos. Os professores entrevistados possuem uma imagem de si como mediadores na situação de leitura com alunos e textos. No entanto, não se vêem como formadores de leitores. Consideram os alunos como não leitores ou leitores com dificuldades e atribuem essas dificuldades ao vocabulário limitado do aluno. Propõe-se que sejam incentivadas reflexões sobre leitura em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências a fim de possibilitar ações que contribuam para um sentido mais ampliado para leitura, considerando os sujeitos e os textos, com as suas histórias de leitura e o contexto.
Palavras Chave
análise do discurso; leitura; professores de ciências

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor