Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: Um estudo sobre as condições de produção do conhecimento.
Título
Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: Um estudo sobre as condições de produção do conhecimento.
Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: Um estudo sobre as condições de produção do conhecimento.
Autor
Joana de Jesus de Andrade
Joana de Jesus de Andrade
Orientação
Ana Luiza Bustamante Smolka
Ana Luiza Bustamante Smolka
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre os processos de elaboração conceitual e apropriação de conhecimento nas relações de ensino. Discutimos teoricamente conceitualizações procedentes de dois enfoques específicos que são as noções de Obstáculo Epistemológico e Ruptura de Gaston Bachelard e as noções de Significação e Elaboração Conceital de Lev Vigotski. Preocupados com a produção de conhecimento nas relações de ensino, problematizamos questões de ordem epstemológica como a construção do pensamento científico ao longo da história e questões psicológicas como as particularidades do desenvolvimento humano no ato de conhecer. Nessa pesquisa desenvolvemos um projeto de ensino de ciências com um grupo de crianças com baixa visão em um centro de atendimento a pessoas com deficiência visual ou auditiva (CEPRE/FCM/UNICAMP) e argumentamos sobre a pertinência do embasamento teórico da abordagem Histórico-Cultural na realização de um trabalho de atuação e investigação nas/das relações de ensino. Enfocando tais relações analisamos os processos de elaboração conceitual, considerando os diferentes modos de participação dos sujeitos - crianças e adultos - e buscando nas interações indícios das muitas formas de produção do conhecimento e da produção de sentidos e significações.
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre os processos de elaboração conceitual e apropriação de conhecimento nas relações de ensino. Discutimos teoricamente conceitualizações procedentes de dois enfoques específicos que são as noções de Obstáculo Epistemológico e Ruptura de Gaston Bachelard e as noções de Significação e Elaboração Conceital de Lev Vigotski. Preocupados com a produção de conhecimento nas relações de ensino, problematizamos questões de ordem epstemológica como a construção do pensamento científico ao longo da história e questões psicológicas como as particularidades do desenvolvimento humano no ato de conhecer. Nessa pesquisa desenvolvemos um projeto de ensino de ciências com um grupo de crianças com baixa visão em um centro de atendimento a pessoas com deficiência visual ou auditiva (CEPRE/FCM/UNICAMP) e argumentamos sobre a pertinência do embasamento teórico da abordagem Histórico-Cultural na realização de um trabalho de atuação e investigação nas/das relações de ensino. Enfocando tais relações analisamos os processos de elaboração conceitual, considerando os diferentes modos de participação dos sujeitos - crianças e adultos - e buscando nas interações indícios das muitas formas de produção do conhecimento e da produção de sentidos e significações.
Palavras Chave
epistemologia, desenvolvimento humano, ensino de ciências.
epistemologia, desenvolvimento humano, ensino de ciências.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos