Saberes disciplinares e experiencias articulados em aulas de Biologia
Título
Saberes disciplinares e experiencias articulados em aulas de Biologia
Saberes disciplinares e experiencias articulados em aulas de Biologia
Autor
Maria da Conceição Moreno de Andrade
Maria da Conceição Moreno de Andrade
Orientação
Rosane Maria Alencar da Silva
Rosane Maria Alencar da Silva
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Biológicas
Centro de Ciências Biológicas
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo teve por objetivo geral analisar como se expressam os saberes docentes aplicados e articulados por professores de biologia no ensino médio na abordagem dos conteúdos relacionados ao ensino da fotossíntese, considerando os seus diferentes tempos de atuação no magistério. Por objetivos específicos tivemos (a) analisar como os saberes docentes disciplinares e experienciais interferem na abordagem dos conteúdos relacionados ao ensino da fotossíntese no ensino médio e (b) identificar os saberes docentes articulados pelo professor experiente e pelo professor noviço na apresentação dos conteúdos relacionados ao ensino da fotossíntese. O quadro teórico se insere nas perspectivas teóricas relativas aos saberes docentes. A metodologia utilizada se insere na perspectiva dos estudos qualitativos em educação. Participaram da pesquisa 02 professores de Biologia, selecionados de forma aleatória. Utilizamos por instrumento a videografia e observação não participante de aulas de Biologia. Os resultados sugerem que no caso dos professores analisados, o P1 e P2, os dois apresentam a formação em biologia e seus saberes disciplinares estão presentes, entretanto, se expressam de forma diferentes diante dos respectivos contextos. Inferimos também que os saberes experienciais, tendo também influenciado nas dificuldades da P2 quanto à expressão de seus saberes.
Este estudo teve por objetivo geral analisar como se expressam os saberes docentes aplicados e articulados por professores de biologia no ensino médio na abordagem dos conteúdos relacionados ao ensino da fotossíntese, considerando os seus diferentes tempos de atuação no magistério. Por objetivos específicos tivemos (a) analisar como os saberes docentes disciplinares e experienciais interferem na abordagem dos conteúdos relacionados ao ensino da fotossíntese no ensino médio e (b) identificar os saberes docentes articulados pelo professor experiente e pelo professor noviço na apresentação dos conteúdos relacionados ao ensino da fotossíntese. O quadro teórico se insere nas perspectivas teóricas relativas aos saberes docentes. A metodologia utilizada se insere na perspectiva dos estudos qualitativos em educação. Participaram da pesquisa 02 professores de Biologia, selecionados de forma aleatória. Utilizamos por instrumento a videografia e observação não participante de aulas de Biologia. Os resultados sugerem que no caso dos professores analisados, o P1 e P2, os dois apresentam a formação em biologia e seus saberes disciplinares estão presentes, entretanto, se expressam de forma diferentes diante dos respectivos contextos. Inferimos também que os saberes experienciais, tendo também influenciado nas dificuldades da P2 quanto à expressão de seus saberes.
Palavras Chave
conceito de Fotossíntese, saberes disciplinares, saberes experenciais, anos de docência.
conceito de Fotossíntese, saberes disciplinares, saberes experenciais, anos de docência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor