Construção do conhecimento em Educação Infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de Ciências e Matemática.
Título
Construção do conhecimento em Educação Infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de Ciências e Matemática.
Construção do conhecimento em Educação Infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de Ciências e Matemática.
Autor
Priscila Meier de Andrade Tribeck
Priscila Meier de Andrade Tribeck
Orientação
Rita de Cássia da Luz Stadler
Rita de Cássia da Luz Stadler
Instituição
UTFPR
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Por meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1,2,3,4,5,6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa.
Por meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1,2,3,4,5,6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa.
Palavras Chave
Educação Infantil, sequências didáticas, prática pedagógica, caderno didático, proposta de ensino.
Educação Infantil, sequências didáticas, prática pedagógica, caderno didático, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
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Geral
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