UNICA - Universidade da Criança e do Adolescente: uma experiência de divulgação científica em Salvador.
Título
UNICA - Universidade da Criança e do Adolescente: uma experiência de divulgação científica em Salvador.
UNICA - Universidade da Criança e do Adolescente: uma experiência de divulgação científica em Salvador.
Filosofia e História das Ciências
Autor
Rita de Cássia Duyprath de Andrade
Rita de Cássia Duyprath de Andrade
Orientação
Simone Terezinha Bortoliero
Simone Terezinha Bortoliero
Instituição
UFBA/UEFS
UFBA/UEFS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nos últimos anos, as atividades de divulgação científica têm se tornado de grande importância na sociedade. Muito se discute e se afirma que é preciso popularizar a ciência. As notícias de cunho científico chegam através da mídia e o sistema econômico capitalista impulsiona a população ao acesso das inovações tecnológicas. Nesse contexto, os centros de ciências têm desempenhado um papel importante e a UNICA (Universidade da Criança e do Adolescente) se situa neste campo. Exemplo de centro de divulgação científica, têm sido, nos últimos anos, um espaço de educação não-formal que, na tentativa de servir ao ensino e à divulgação da ciência Física, prioritariamente, atende a grupos organizados e a alunos das escolas públicas e particulares de Salvador. Sua atividade principal é oferecer ao público escolar visitas guiadas, de modo a proporcionar aos visitantes uma melhor compreensão dos fenômenos, através da interatividade. Este trabalho investiga como as atividades de visitação à UNICA, pelos professores e mediadores, contribuem com a divulgação científica nas escolas públicas municipais. Analisa ainda as mudanças metodológicas na prática pedagógica dos professores, em seu cotidiano escolar, no ensino de ciência, após a visitação. Além da pesquisa documental, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, com entrevistas e observações das visitas dos professores à UNICA e da ação pedagógica dos professores nas escolas. Os resultados da pesquisa qualitativa apontaram para a existência de relação entre a proposta de visitação do centro de ciência e o processo de visitas propriamente dito. São variadas as concepções dos professores e mediadores acerca de que tipo de instituição é a UNICA. Alguns acreditam que é um museu, um espaço de experimentação ou mesmo um local para se vivenciar a ciência. As influências das atividades após as visitas podem ser observadas no comportamento dos alunos despertando o interesse deles pelas atividades de ciências. Alguns professores se envolvem nas atividades desenvolvidas durante as visitas aproveitam-nas como aporte à sua prática pedagógica, uma vez que deixam parte da aula do quadro e do giz e passam a dar mais importância à experimentação. Eles admitiram possuir pouco conhecimento de ciências e, sendo assim, as visitas servem para impulsioná-los a buscarem esses conhecimentos. Duas concepções de ciência se estabelecem na visão dos professores: uma ciência abstrata, difícil e distante do cotidiano que pode estar relacionada à sua fragilizada formação e outra ciência concreta, simples e presente no cotidiano. Concluímos que a UNICA está cumprindo seu papel de divulgadora da ciência, porque, a cada ano, aumenta o número de visitas, e estas sendo guiadas, tornam-se um momento oportuno para os mediadores compartilharem o conhecimento científico com os visitantes.
Nos últimos anos, as atividades de divulgação científica têm se tornado de grande importância na sociedade. Muito se discute e se afirma que é preciso popularizar a ciência. As notícias de cunho científico chegam através da mídia e o sistema econômico capitalista impulsiona a população ao acesso das inovações tecnológicas. Nesse contexto, os centros de ciências têm desempenhado um papel importante e a UNICA (Universidade da Criança e do Adolescente) se situa neste campo. Exemplo de centro de divulgação científica, têm sido, nos últimos anos, um espaço de educação não-formal que, na tentativa de servir ao ensino e à divulgação da ciência Física, prioritariamente, atende a grupos organizados e a alunos das escolas públicas e particulares de Salvador. Sua atividade principal é oferecer ao público escolar visitas guiadas, de modo a proporcionar aos visitantes uma melhor compreensão dos fenômenos, através da interatividade. Este trabalho investiga como as atividades de visitação à UNICA, pelos professores e mediadores, contribuem com a divulgação científica nas escolas públicas municipais. Analisa ainda as mudanças metodológicas na prática pedagógica dos professores, em seu cotidiano escolar, no ensino de ciência, após a visitação. Além da pesquisa documental, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, com entrevistas e observações das visitas dos professores à UNICA e da ação pedagógica dos professores nas escolas. Os resultados da pesquisa qualitativa apontaram para a existência de relação entre a proposta de visitação do centro de ciência e o processo de visitas propriamente dito. São variadas as concepções dos professores e mediadores acerca de que tipo de instituição é a UNICA. Alguns acreditam que é um museu, um espaço de experimentação ou mesmo um local para se vivenciar a ciência. As influências das atividades após as visitas podem ser observadas no comportamento dos alunos despertando o interesse deles pelas atividades de ciências. Alguns professores se envolvem nas atividades desenvolvidas durante as visitas aproveitam-nas como aporte à sua prática pedagógica, uma vez que deixam parte da aula do quadro e do giz e passam a dar mais importância à experimentação. Eles admitiram possuir pouco conhecimento de ciências e, sendo assim, as visitas servem para impulsioná-los a buscarem esses conhecimentos. Duas concepções de ciência se estabelecem na visão dos professores: uma ciência abstrata, difícil e distante do cotidiano que pode estar relacionada à sua fragilizada formação e outra ciência concreta, simples e presente no cotidiano. Concluímos que a UNICA está cumprindo seu papel de divulgadora da ciência, porque, a cada ano, aumenta o número de visitas, e estas sendo guiadas, tornam-se um momento oportuno para os mediadores compartilharem o conhecimento científico com os visitantes.
Palavras Chave
divulgação científica, educação não-formal.
divulgação científica, educação não-formal.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar