Uma ligação possível entre a teoria da peça didática de Brecht, a Pedagogia de Paulo Freire e o ensino de Física.
Título
Uma ligação possível entre a teoria da peça didática de Brecht, a Pedagogia de Paulo Freire e o ensino de Física.
Uma ligação possível entre a teoria da peça didática de Brecht, a Pedagogia de Paulo Freire e o ensino de Física.
Autor
Ulisses Antônio de Andreis
Ulisses Antônio de Andreis
Orientação
João Zanetic
João Zanetic
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo trabalhar o ensino da física, direcionado a alunos do Ensino Médio, aplicando a teoria das peças didáticas, desenvolvida pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Sua teoria não visava aos atores profissionais, mas às pessoas comuns. Pretendia utilizar o teatro como instrumento de conscientização social sem ter a pretensão de realizá-lo como espetáculo. A escolha deste material teórico partiu de uma experiência pessoal do autor com o texto de Brecht (“A vida de Galileu”) e de uma crença que apontava para a falta de diálogo claro entre os professores de física e seus alunos como um aspecto importante na grande dificuldade de aprendizado por parte destes nesta disciplina. A partir de um conjunto de encontros realizados em horários fora do período de aula, com um grupo de alunos de 3a série do Ensino Médio, de uma escola da rede particular da cidade de São Paulo, construiu-se um texto teatral, resultado de discussões balizadas pela história da ciência, que refletiu fundamentalmente sobre a ligação entre a ciência e sociedade, a dimensão humana do cientista e sobre valor da sua descoberta, além de uma discussão teórica sobre o conteúdo desenvolvido. O ponto mais importante deste trabalho não foi a produção do texto em si, mas as discussões aqui relatadas e realizadas durante aqueles encontros, nos quais os alunos tornavam-se acessíveis e despiam-se da armadura de alunos e se permitiam mostrar, de maneira franca , suas angústias, suas dúvidas, suas insatisfações. Este trabalho mostrou a importância de um ensino de física que resgate os valores da ciência, sejam eles cognitivos ou sociais. Valores esses, frequentemente, ignorados pelos livros didáticos e pelos professores. Quando o aluno compreende as regras do jogo e percebe que a relevância do conteúdo supera qualquer finalidade imediata, como o vestibular, por exemplo, ele investe os seus esforços no aprendizado da física e faz com que seu rendimento seja efetivamente melhor.
Esta pesquisa tem por objetivo trabalhar o ensino da física, direcionado a alunos do Ensino Médio, aplicando a teoria das peças didáticas, desenvolvida pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Sua teoria não visava aos atores profissionais, mas às pessoas comuns. Pretendia utilizar o teatro como instrumento de conscientização social sem ter a pretensão de realizá-lo como espetáculo. A escolha deste material teórico partiu de uma experiência pessoal do autor com o texto de Brecht (“A vida de Galileu”) e de uma crença que apontava para a falta de diálogo claro entre os professores de física e seus alunos como um aspecto importante na grande dificuldade de aprendizado por parte destes nesta disciplina. A partir de um conjunto de encontros realizados em horários fora do período de aula, com um grupo de alunos de 3a série do Ensino Médio, de uma escola da rede particular da cidade de São Paulo, construiu-se um texto teatral, resultado de discussões balizadas pela história da ciência, que refletiu fundamentalmente sobre a ligação entre a ciência e sociedade, a dimensão humana do cientista e sobre valor da sua descoberta, além de uma discussão teórica sobre o conteúdo desenvolvido. O ponto mais importante deste trabalho não foi a produção do texto em si, mas as discussões aqui relatadas e realizadas durante aqueles encontros, nos quais os alunos tornavam-se acessíveis e despiam-se da armadura de alunos e se permitiam mostrar, de maneira franca , suas angústias, suas dúvidas, suas insatisfações. Este trabalho mostrou a importância de um ensino de física que resgate os valores da ciência, sejam eles cognitivos ou sociais. Valores esses, frequentemente, ignorados pelos livros didáticos e pelos professores. Quando o aluno compreende as regras do jogo e percebe que a relevância do conteúdo supera qualquer finalidade imediata, como o vestibular, por exemplo, ele investe os seus esforços no aprendizado da física e faz com que seu rendimento seja efetivamente melhor.
Palavras Chave
Física, estudo, ensino, teatro didático, História da Ciência.
Física, estudo, ensino, teatro didático, História da Ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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