Análise de um Curso de Formação Docente utilizando as trilhas do Jardim Botânico como espaço educador.

Título
Análise de um Curso de Formação Docente utilizando as trilhas do Jardim Botânico como espaço educador.
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Daniel Araújo
Orientação
Maria Eloisa Farias
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Ano
2006
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa analisou a influência de um Curso de Formação Docente relacionado a Trilhas Interpretativas na prática pedagógica dos professores de uma Escola situada no entorno do Jardim Botânico de Porto Alegre/RS. Como fundamentação teórica se propôs uma relação dialógica entre Educação Ambiental, Aprendizagem Significativa e Interpretação Ambiental, de forma que estes referenciais se entrecruzassem. Incluiu-se um esboço teórico relativo à construção da identidade de um novo profissional, o Professor-Intérprete, personagem almejado e visto como uma inovadora proposta relacionada à Formação Docente em Jardins Botânicos. A pesquisa foi desenvolvida junto à Escola-Piloto durante o ano letivo de 2005, envolvendo em uma Pesquisa-Ação, 17 professoras. A metodologia utilizada visou modificar a verticalidade tão comum na criação e desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Formação Docente. A pesquisa apresentou quatro etapas distintas: 1) seleção da Instituição de Ensino e inserção no contexto escolar; 2) realização do curso de Formação; 3) elaboração e desenvolvimento das atividades e, 4) coleta de dados e avaliação. Os Instrumentos de Coleta de Dados (ICD) compreenderam questionários, observações diretas, anotações em caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas, os quais foram utilizados de forma contínua durante todas as fases da pesquisa. Durante a pesquisa foram realizados os seguintes eventos: a) 17 Encontros de Assessoramento; b) 17 visitas ao Jardim Botânico; c) 12 Trilhas Interpretativas; d) 5 Oficinas de Apoio; e e) elaboração do projeto -De olho no verde- pelas professoras da Escola. Com este estudo, torna-se possível defender a contribuição proveniente de um curso voltado à Educação e a Interpretação Ambiental em uma comunidade escolar. A pesquisa evidenciou a oportunidade de aproximação positiva entre a Escola e o Jardim Botânico. Observou-se que os professores passaram a enxergar novas possibilidades de ensino incorporando o uso de espaços não formais como o pátio escolar e o próprio Jardim Botânico. Quanto à formação de um Professor-Intérprete, acredita-se que esta seja uma proposta que necessite de maior aprofundamento teórico, o que possivelmente permitirá o desenvolvimento de novas metodologias destinadas à construção deste profissional. Também se defende a ideia de que a realização do Curso de Formação e a implementação do Grupo de Discussão foram capazes de vislumbrar este profissional. Durante o trabalho foi possível observar a influência positiva do Grupo de Discussão e das atividades desenvolvidas ao promoverem a construção do Projeto -De olho no verde-. Observou-se que parte das professoras após a participação no curso preocupou-se em apresentar atividades fundamentadas que conferissem maior significado ao aprendizado dos alunos durante a elaboração e desenvolvimento das trilhas. Espera-se que os resultados alcançados com esta pesquisa sirvam como subsídios para programas de Formação Docente relacionados a outros espaços educativos.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Interpretação Ambiental; Trilhas Interpretativas; Formação Docente; Jardim Botânico.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores