Desenvolvimento do conceito de origem nas Ciências Naturais do ensino fundamental.
Título
Desenvolvimento do conceito de origem nas Ciências Naturais do ensino fundamental.
Desenvolvimento do conceito de origem nas Ciências Naturais do ensino fundamental.
Educação
Autor
Denise Cortez Fernandes de Araújo
Denise Cortez Fernandes de Araújo
Orientação
Márcia Maria Gurgel Ribeiro
Márcia Maria Gurgel Ribeiro
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das ciências naturais no ciclo de sistematização do ensino fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensório-perceptivo que orienta o pensamento das crianças nesse nível de ensino para que ela avance na internalização de formas abstratas do conhecimento. Esse conceito é compreendido em sua dimensão epistêmica e analisado em relações com outros conceitos, constituindo uma rede de significados que orientam o currículo escolar. A dissertação desenvolve-se no contexto das pesquisas que constituem a linha de pesquisa currículo e práticas pedagógicas do programa de pós-graduação em Educação da UFRN, vinculado a um estudo longitudianal e que implicou a integração com as outras áreas na perspectiva sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano. A opção metodológica é qualitativa em que se procura trabalhara teoria e a prática em seus imbricamentos, priorizando a interação entre pesquisadora, professora e alunos no cotidiano escolar. A investigação efetivou-se num processo contínuo nos anos de 2000 e 2001, abrangendo desde o planejamento das situações de ensino-aprendizagem ate o acompanhamento em sala de aula, replanejamento e avaliação da pratica escolar cotidiana em parceria com a professora responsável pela docência em uma turma do referido ciclo de ensino. A turma era composta por 36 alunos, matriculados na Escola Estadual Berilo Wanderley, na cidade do Natal/RN. Entre esses foram escolhidos 09 alunos que participavam da pesquisa longitudinal para a análise sobre as produções escolares sem, contudo, perder de vista a dinâmica de todo o grupo e a mediação da professora. Os resultados das analises sobre as produções das crianças decorrentes do processo ensino-aprendizagem constituem elementos orientadores das praticas docentes, caracterizando-se, portanto, como uma organização do conhecimento na escola. A análise evidencia que os alunos pesquisados se encontram em pleno processo de internalização do conceito de origem, em que se deu a superação da associação da palavra ao objeto, iniciando-se a apropriação do significado epistêmico que conduz à ampliação dos atributos diretamente perceptíveis para abstrações e generalizações resultando numa contribuição para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno.
Este estudo se origina da preocupação em compreender o processo de elaboração conceptual analisando o desenvolvimento do conceito de origem no campo das ciências naturais no ciclo de sistematização do ensino fundamental. Privilegia esse conceito para compreender as rupturas com o conhecimento sensório-perceptivo que orienta o pensamento das crianças nesse nível de ensino para que ela avance na internalização de formas abstratas do conhecimento. Esse conceito é compreendido em sua dimensão epistêmica e analisado em relações com outros conceitos, constituindo uma rede de significados que orientam o currículo escolar. A dissertação desenvolve-se no contexto das pesquisas que constituem a linha de pesquisa currículo e práticas pedagógicas do programa de pós-graduação em Educação da UFRN, vinculado a um estudo longitudianal e que implicou a integração com as outras áreas na perspectiva sócio-histórica sobre o desenvolvimento humano. A opção metodológica é qualitativa em que se procura trabalhara teoria e a prática em seus imbricamentos, priorizando a interação entre pesquisadora, professora e alunos no cotidiano escolar. A investigação efetivou-se num processo contínuo nos anos de 2000 e 2001, abrangendo desde o planejamento das situações de ensino-aprendizagem ate o acompanhamento em sala de aula, replanejamento e avaliação da pratica escolar cotidiana em parceria com a professora responsável pela docência em uma turma do referido ciclo de ensino. A turma era composta por 36 alunos, matriculados na Escola Estadual Berilo Wanderley, na cidade do Natal/RN. Entre esses foram escolhidos 09 alunos que participavam da pesquisa longitudinal para a análise sobre as produções escolares sem, contudo, perder de vista a dinâmica de todo o grupo e a mediação da professora. Os resultados das analises sobre as produções das crianças decorrentes do processo ensino-aprendizagem constituem elementos orientadores das praticas docentes, caracterizando-se, portanto, como uma organização do conhecimento na escola. A análise evidencia que os alunos pesquisados se encontram em pleno processo de internalização do conceito de origem, em que se deu a superação da associação da palavra ao objeto, iniciando-se a apropriação do significado epistêmico que conduz à ampliação dos atributos diretamente perceptíveis para abstrações e generalizações resultando numa contribuição para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento teórico do aluno.
Palavras Chave
práticas pedagógicas, perspectiva sócio-histórica, ensino-aprendizagem, epistemologia.
práticas pedagógicas, perspectiva sócio-histórica, ensino-aprendizagem, epistemologia.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Conteúdo-Método
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