Síntese protéica: um estudo sobre a formação de conceitos.
Título
Síntese protéica: um estudo sobre a formação de conceitos.
Síntese protéica: um estudo sobre a formação de conceitos.
Autor
Jacineide Gabriel Araújo
Jacineide Gabriel Araújo
Orientação
Zélia Maria Soares Jófili
Zélia Maria Soares Jófili
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No Ensino da Biologia existe uma grande dificuldade na articulação entre os macro e micro universos, dificultando o desenvolvimento de uma aprendizagem sistêmica e significativa. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades na formação de conceitos relacionados à síntese protéica e testar a viabilidade de uma sequência didática utilizando jogos educativos, na tentativa de superar as dificuldades anteriormente apontadas. Na pesquisa foram utilizados diversos instrumentos didáticos (vídeo, mapa conceitual, jogos, situação-problema e dinâmicas de grupo) para favorecer a aprendizagem dos conceitos abstratos de biologia envolvidos no estudo. Dentro dessa perspectiva, “os anabolizantes” foram utilizados como tema contextualizador e foram evidenciados em cada etapa do processo de formação dos conceitos estudados, tentando minimizar a distância entre os universos envolvidos. A pesquisa foi realizada com alunos (8º período) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo evidenciou que: (a) os licenciandos ainda apresentam uma visão desarticulada, não conseguindo relacionar as partes com o todo; (b) e que um trabalho numa abordagem sistêmica e contextualizada pode propiciar uma melhor compreensão dos conceitos. Diante desses resultados cabe a reflexão sobre a necessidade de repensar a prática docente no ensino superior, propiciando aos licenciandos atividades contextualizadas para que se apropriem de forma significativa dos conceitos abstratos e possam introduzir mudanças na sua prática docente futura, com repercussões positivas na educação básica.
No Ensino da Biologia existe uma grande dificuldade na articulação entre os macro e micro universos, dificultando o desenvolvimento de uma aprendizagem sistêmica e significativa. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades na formação de conceitos relacionados à síntese protéica e testar a viabilidade de uma sequência didática utilizando jogos educativos, na tentativa de superar as dificuldades anteriormente apontadas. Na pesquisa foram utilizados diversos instrumentos didáticos (vídeo, mapa conceitual, jogos, situação-problema e dinâmicas de grupo) para favorecer a aprendizagem dos conceitos abstratos de biologia envolvidos no estudo. Dentro dessa perspectiva, “os anabolizantes” foram utilizados como tema contextualizador e foram evidenciados em cada etapa do processo de formação dos conceitos estudados, tentando minimizar a distância entre os universos envolvidos. A pesquisa foi realizada com alunos (8º período) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo evidenciou que: (a) os licenciandos ainda apresentam uma visão desarticulada, não conseguindo relacionar as partes com o todo; (b) e que um trabalho numa abordagem sistêmica e contextualizada pode propiciar uma melhor compreensão dos conceitos. Diante desses resultados cabe a reflexão sobre a necessidade de repensar a prática docente no ensino superior, propiciando aos licenciandos atividades contextualizadas para que se apropriem de forma significativa dos conceitos abstratos e possam introduzir mudanças na sua prática docente futura, com repercussões positivas na educação básica.
Palavras Chave
sequência didática, jogos educativos, anabolizantes, formação inicial, proposta de ensino.
sequência didática, jogos educativos, anabolizantes, formação inicial, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos