A Formação de Professores via Internet e por Meio da Discussão de Questões de Provas e Teses.
Título
A Formação de Professores via Internet e por Meio da Discussão de Questões de Provas e Teses.
A Formação de Professores via Internet e por Meio da Discussão de Questões de Provas e Teses.
Autor
Jorge Fernando Silva de Araujo
Jorge Fernando Silva de Araujo
Orientação
Marcos da Fonseca Elia
Marcos da Fonseca Elia
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar a aplicação do computador através do uso de uma plataforma educacional no aperfeiçoamento dos professores de Física, dando-lhes o suporte necessário para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -, tendo em vista a melhora do seu exercício da atividade de ensino. O problema da crise no ensino de Física é generalizado, podendo ser identificado no mundo inteiro. Fazem-se constatações dessa crise pela qual passam o ensino de Ciências em geral, e da Física em particular, com considerações sobre as medidas governamentais que estão sendo desenvolvidas, visando a formação do professor. A seguir, verifica-se a viabilidade de se aplicar a metodologia desenvolvida há pouco mais de trinta anos pelo professor e físico inglês, Eric M. Rogers, que possui a inegável vantagem de ter sido aplicada e de ter resultados conhecidos, com características que a torna passível de novas investigações sob a visão e o advento da WEB. Uma nova ferramenta - a Pii_Debyte - foi desenvolvida para este fim específico, estando incorporada à Pii - Plataforma Interativa para a Internet.
Este trabalho tem o objetivo de investigar a aplicação do computador através do uso de uma plataforma educacional no aperfeiçoamento dos professores de Física, dando-lhes o suporte necessário para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -, tendo em vista a melhora do seu exercício da atividade de ensino. O problema da crise no ensino de Física é generalizado, podendo ser identificado no mundo inteiro. Fazem-se constatações dessa crise pela qual passam o ensino de Ciências em geral, e da Física em particular, com considerações sobre as medidas governamentais que estão sendo desenvolvidas, visando a formação do professor. A seguir, verifica-se a viabilidade de se aplicar a metodologia desenvolvida há pouco mais de trinta anos pelo professor e físico inglês, Eric M. Rogers, que possui a inegável vantagem de ter sido aplicada e de ter resultados conhecidos, com características que a torna passível de novas investigações sob a visão e o advento da WEB. Uma nova ferramenta - a Pii_Debyte - foi desenvolvida para este fim específico, estando incorporada à Pii - Plataforma Interativa para a Internet.
Palavras Chave
Avaliação de Aprendizagem; Ensino a Distância.
Avaliação de Aprendizagem; Ensino a Distância.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos