A Formação de Professores via Internet e por Meio da Discussão de Questões de Provas e Teses.

Título
A Formação de Professores via Internet e por Meio da Discussão de Questões de Provas e Teses.
Autor
Jorge Fernando Silva de Araujo
Orientação
Marcos da Fonseca Elia
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar a aplicação do computador através do uso de uma plataforma educacional no aperfeiçoamento dos professores de Física, dando-lhes o suporte necessário para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC -, tendo em vista a melhora do seu exercício da atividade de ensino. O problema da crise no ensino de Física é generalizado, podendo ser identificado no mundo inteiro. Fazem-se constatações dessa crise pela qual passam o ensino de Ciências em geral, e da Física em particular, com considerações sobre as medidas governamentais que estão sendo desenvolvidas, visando a formação do professor. A seguir, verifica-se a viabilidade de se aplicar a metodologia desenvolvida há pouco mais de trinta anos pelo professor e físico inglês, Eric M. Rogers, que possui a inegável vantagem de ter sido aplicada e de ter resultados conhecidos, com características que a torna passível de novas investigações sob a visão e o advento da WEB. Uma nova ferramenta - a Pii_Debyte - foi desenvolvida para este fim específico, estando incorporada à Pii - Plataforma Interativa para a Internet.
Palavras Chave
Avaliação de Aprendizagem; Ensino a Distância.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos