Tecendo conexões entre a trajetória formativa de professores de Biologia e a prática docente a partir da Educação Ambiental.

Título
Tecendo conexões entre a trajetória formativa de professores de Biologia e a prática docente a partir da Educação Ambiental.
Autor
Mônica Lopes Folena de Araújo
Orientação
Maria Marly de Oliveira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral a análise da trajetória formativa de professores de Biologia sobre Educação Ambiental e a reflexão sobre a prática docente construída a partir dessa formação. Tomamos como categorias centrais a formação inicial e continuada e a prática docente e, nesta perspectiva, nos apoiamos nos estudos de vários autores em nossa fundamentação teórica, destacando-se Freire (2002, 2001, 2000, 1998, 1993, 1989, 1983, 1976), Souza (2007), Santiago (2006), Pérez-Gómez (2000) e Sato e Zakrzevski (2003). Para atingir aos objetivos propostos adotamos como encaminhamento metodológico a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os quatro docentes de Biologia do Ensino Médio da Escola Estadual Lions Parnamirim, localizada em Recife/PE. Utilizando a Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 2007), recorremos ao uso de entrevistas, questionários, observação e análise documental como instrumentos de coleta de dados. Os resultados revelam que há várias conexões entre formação inicial, formação continuada e prática docente de professores de Biologia quanto à Educação Ambiental. Desse modo, a contribuição insuficiente da formação inicial para o trabalho com a temática ambiental, que encontra suporte somente na disciplina Ecologia, leva os professores a terem dificuldades em suas práticas docentes em relação à Educação Ambiental. A formação inicial dos professores de forma tradicional e a quase ausência de formação continuada conduzem a uma prática docente de tendência à reprodução e à fragmentação do conhecimento. Dessa forma, há predomínio de atividades teóricas em detrimento de atividades práticas. A contribuição institucionalizada para a formação continuada tem se reduzido ao oferecimento de palestras pontuais e descontextualizadas. Neste sentido, verificamos que os professores identificam a necessidade de mais oferta de formação continuada, além de mais oportunidades e incentivo. Por trabalharem em duas ou três escolas os professores não conseguem ter tempo para reuniões necessárias ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Todos estes fatos nos levam a refletir que, antes de pensarmos numa reforma na formação inicial e continuada de professores é preciso que ocorra uma reforma no pensamento, na forma como se percebe a complexidade ambiental e a prática docente. Portanto, uma mudança de atitude na relação homem-natureza nos parece ser o grande desafio para uma prática docente comprometida com os aspectos sócio-políticos que possa garantir a efetiva implementação da Educação Ambiental nas escolas.
Palavras Chave
trajetória formativa, prática docente, formação inicial, formação continuada, concepções docentes.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores