Formação continuada a distância de professores de física: O desenvolvimento do conhecimento profissional.

Título
Formação continuada a distância de professores de física: O desenvolvimento do conhecimento profissional.
Autor
Renato Santos Araújo
Orientação
Flávia Rezende Valle dos Santos
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo teve como objetivos a finalização do ambiente virtual InterAge, que compreende a seleção e a elaboração de recursos pedagógicos referentes a cinco situações-problema da prática pedagógica do professor de Física e a investigação a partir do desenvolvimento e implementação de um curso a distância viabilizado por este ambiente para a formação continuada de professores de Física. A pesquisa foi orientada pelas seguintes questões: Qual o público de professores tem interesse em realizar sua formação continuada na Internet, particularmente por meio de um ambiente virtual construtivista de aprendizagem Em quem medida a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas foi adequada à formação continuada de professores à distância viabilizada pelo InterAge Em que medida o curso favoreceu a progressão do Conhecimento Profissional Como esta progressão está relacionada ao perfil dos professores, à participação destes nos fóruns de discussão, à comunicação por e-mail e à apropriação dos recursos pedagógicos oferecidos A análise das necessidades formativas do professor de ciências e a proposta formativa de Pórlan & Rivero (1998) integradas à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas deram suporte teórico ao desenvolvimento das etapas formativas do curso e às atividades dos tutores. Com duração de oito semanas, o curso foi oferecido a trinta e um professores de Física que tinham como principal tarefa solucionar uma determinada situação-problema no formato de um planejamento de um ou mais aulas. Estes professores tiverem suas fichas de cadastro, sua navegação e seus trabalhos analisados buscando estudar a possível progressão do Conhecimento Profissional. A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas mostrou-se adequada para guiar a seleção e elaboração dos recursos pedagógicos e a estruturação das etapas formativas do curso. O perfil dos professores que participaram do curso mostrou-se bastante diversificado em termos da origem geográfica e formação acadêmica. Apenas cinco professores participaram de todas as etapas formativas e realizaram todas as atividades de avaliação. Com o decorrer do curso, percebeu-se um aumento do número de estratégias e materiais educativos utilizados em seus planejamentos de aula. A formação acadêmica dos concluintes possivelmente está relacionada à progressão do conhecimento profissional visto que a maioria tinha pós-graduação ou estava inscrita em outro curso superior. A participação nas discussões on-line e a comunicação com os tutores por e-mail também parece ter contribuído positivamente para os resultados dos concluintes. Concluiu-se que o estudo focado nos objetivos do curso associado ao maior acesso aos recursos pedagógicos podem ter contribuído significativamente para o alcance de níveis superiores da progressão do conhecimento profissional dos professores, ainda dominados por modelos didáticos de transição.
Palavras Chave
Ambiente virtual de aprendizagem, Educação à distância.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Professor