A teoria ondulatória de Christiaan Huygens nos livros didáticos de física do ensino médio.
Título
A teoria ondulatória de Christiaan Huygens nos livros didáticos de física do ensino médio.
A teoria ondulatória de Christiaan Huygens nos livros didáticos de física do ensino médio.
Autor
Sidney Maia Araújo
Sidney Maia Araújo
Orientação
Fabio Wellington Orlando da Silva
Fabio Wellington Orlando da Silva
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta uma comparação entre a teoria exposta por Christiaan Huygens no Tratado da Luz, no século XVII, com a versão que lhe é atualmente atribuída por alguns livros didáticos de Física para o ensino médio. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devido à sua marcante presença como importante elemento de registro das formas de ensino em determinados períodos. Iniciando como a discussão do papel e função do livro didático no ensino de Física. Em seguida, foi feito um estudo sobre a contribuição da História da Ciência ao Ensino de Física e a importância que isso tem na humanização da ciência, bem como na desmistificação de fatos que impediriam o estabelecimento de relação do processo de desenvolvimento científico com as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas nele presentes. O universo da pesquisa constituiu-se dos livros didáticos de Física, tanto na sua versão completa como na de volume único, de autores que tiveram livros didáticos aprovados no processo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio do ano de 2009. A parte empírica foi desenvolvida por meio da leitura dos livros didáticos, particularmente os capítulos relacionados à natureza ondulatória da luz, que usualmente aparecem sob o título “Ótica e Ondas”. Foi investigado se os textos fazem uma abordagem histórica do conteúdo, discutindo os elementos básicos da teoria de Huygens e as alterações posteriores em relação à teoria original. Observou-se que as informações veiculadas nesses livros não são fiéis à proposta inicial do modelo, ora omitindo elementos, ora incorporando contribuições de outros autores, e conduzem a uma visão inadequada da evolução histórica dessa teoria.
Este trabalho apresenta uma comparação entre a teoria exposta por Christiaan Huygens no Tratado da Luz, no século XVII, com a versão que lhe é atualmente atribuída por alguns livros didáticos de Física para o ensino médio. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devido à sua marcante presença como importante elemento de registro das formas de ensino em determinados períodos. Iniciando como a discussão do papel e função do livro didático no ensino de Física. Em seguida, foi feito um estudo sobre a contribuição da História da Ciência ao Ensino de Física e a importância que isso tem na humanização da ciência, bem como na desmistificação de fatos que impediriam o estabelecimento de relação do processo de desenvolvimento científico com as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas nele presentes. O universo da pesquisa constituiu-se dos livros didáticos de Física, tanto na sua versão completa como na de volume único, de autores que tiveram livros didáticos aprovados no processo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio do ano de 2009. A parte empírica foi desenvolvida por meio da leitura dos livros didáticos, particularmente os capítulos relacionados à natureza ondulatória da luz, que usualmente aparecem sob o título “Ótica e Ondas”. Foi investigado se os textos fazem uma abordagem histórica do conteúdo, discutindo os elementos básicos da teoria de Huygens e as alterações posteriores em relação à teoria original. Observou-se que as informações veiculadas nesses livros não são fiéis à proposta inicial do modelo, ora omitindo elementos, ora incorporando contribuições de outros autores, e conduzem a uma visão inadequada da evolução histórica dessa teoria.
Palavras Chave
teoria ondulatória da luz, ensino de Física.
teoria ondulatória da luz, ensino de Física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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