Repensando práticas em educação ambiental: Experiências e saberes de professoras das séries iniciais do ensino fundamental no município de Teixeira de Treitas, Bahia.

Título
Repensando práticas em educação ambiental: Experiências e saberes de professoras das séries iniciais do ensino fundamental no município de Teixeira de Treitas, Bahia.
Autor
Vania Rita Donadio Araújo
Orientação
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo teve como principal objetivo analisar as práticas pedagógicas de educação ambiental em escolas da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas/BA, voltadas para expressões dos saberes docentes de dez professoras que atuam no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Como fundamento teórico do estudo, as contribuições de TARDIF (2002) foram necessárias para a compreensão de como os saberes dos professores são mobilizados, revelados, transformados e construídos no cotidiano escolar a fim de trabalhar as questões ambientais em sala de aula. Os dados foram produzidos utilizando a abordagem metodológica de grupo focal. Durante os grupos focais os professores foram encorajados a compartilhar e debater suas experiências com os pares, descrevendo a realização de suas atividades de educação ambiental na escola. Essa proposta metodológica visou a facilitar a discussão entre os professores participantes para que pudéssemos conhecer essas experiências e nos aproximar dos saberes mobilizados para realizá-las. A partir das experiências relatadas elaboramos duas categorias gerais: (i) as concepções de meio ambiente mobilizadas pelas professoras para trabalharem as questões ambientais; (ii) as soluções pedagógicas no tratamento das questões ambientais na escola. Finalizamos o estudo apontando algumas reflexões sobre a importância de se pensar a formação dos professores e a necessidade de olharmos esses profissionais como atores competentes que detêm saberes específicos a sua profissão, reconhecendo-os pelo que são, fazem e sabem.
Palavras Chave
educação ambiental, saberes docentes, práticas pedagógicas.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor