Professores formadores: formação, concepções e ações.

Título
Professores formadores: formação, concepções e ações.
Autor
Ana Maria da Silva Arruda
Orientação
Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata-se de um estudo de caso, investigando os processos de formação dos formadores de professores e as relações entre suas concepções sobre o seu papel como formador e as ações desenvolvidas junto a Pólos de Ciências e Matemática. Os Pólos de Ciências e Matemática são espaços de formação continuada de professores situados em escolas das Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e sua equipe é formada por professores de ensino fundamental que atuam como formadores de professores. As questões sobre as quais nos debruçamos nessa pesquisa tiveram sua origem em preocupações que têm ocupado um espaço cada vez maior no campo de estudo sobre formação de professores. A pesquisa proposta está de acordo com um paradigma qualitativo de investigação. E, para responder a essa questão, selecionamos um Pólo onde realizamos entrevistas semi-estruturadas, que nos forneceram elementos relacionados: ao seu desenvolvimento profissional; as suas concepções sobre seu papel como formadoras através de seus modelos de formação; e ações desenvolvidas no Pólo. Foram analisados relatórios elaborados para a coordenação do projeto. Podemos verificar que estas formadoras se encontram num processo de educação permanente, sendo as principais responsáveis pela gestão de sua formação. As ações de formação que desenvolvem no Pólo tentam priorizar a articulação entre teoria e prática, a importância do desenvolvimento da prática reflexiva; o desenvolvimento profissional do professor; assim como o conhecimento dos conteúdos específicos e pedagógicos. Essa pesquisa espera trazer contribuições para o desvelamento de alguns fatores que influenciam na construção das ações desse espaço de formação continuada de professores e, além disso, trazer aportes às investigações sobre a formação de formadores.
Palavras Chave
Formação de professores; formação de formadores

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores