A Cosmologia Moderna À Luz Dos Elementos Da Epistemologia De Lakatos.
Título
A Cosmologia Moderna À Luz Dos Elementos Da Epistemologia De Lakatos.
A Cosmologia Moderna À Luz Dos Elementos Da Epistemologia De Lakatos.
Autor
Luiz Henrique Martins Artury
Luiz Henrique Martins Artury
Orientação
Luiz Orlando de Quadro Peduzzi
Luiz Orlando de Quadro Peduzzi
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A partir da constatação de que os processos de obtenção de conhecimento científico são muitas vezes abordados de forma inadequada mesmo no ensino de ciências, este trabalho procurou discutir sobre a formação de professores de física e de futuros cientistas, sobretudo a contribuição da história e filosofia da ciência neste processo. Elaborou-se na sequência um material educativo constituído por um texto e uma apresentação eletrônica que procuraram aproximar aspectos históricos e filosóficos da ciência ao ensino de física. O texto elaborado, A Cosmologia Moderna À Luz Dos Elementos Da Epistemologia De Lakatos, buscou reconstruir a história da cosmologia neste último século com um olhae dirigido às questões epistemológicas delineadas por Lakatos, objetivando-se uma estrutura didática que possibilitasse seu uso, discussão e avaliação junto aos alunos da disciplina de Evolução dos Conceitos da Física, do curso de Física da UFSC. Para orientar os objetivos com o material produzido, utilizaram-se elementos da teoria educacional de Bob Gowin, particularmente as funções do material educativo delineadas nesta teoria. Procurou-se utilizar estas funções na discussão da unidade de ensino aplicadas aos alunos participantes, tecendo-se um quadro positivo em relação à sua aceitação geral.
A partir da constatação de que os processos de obtenção de conhecimento científico são muitas vezes abordados de forma inadequada mesmo no ensino de ciências, este trabalho procurou discutir sobre a formação de professores de física e de futuros cientistas, sobretudo a contribuição da história e filosofia da ciência neste processo. Elaborou-se na sequência um material educativo constituído por um texto e uma apresentação eletrônica que procuraram aproximar aspectos históricos e filosóficos da ciência ao ensino de física. O texto elaborado, A Cosmologia Moderna À Luz Dos Elementos Da Epistemologia De Lakatos, buscou reconstruir a história da cosmologia neste último século com um olhae dirigido às questões epistemológicas delineadas por Lakatos, objetivando-se uma estrutura didática que possibilitasse seu uso, discussão e avaliação junto aos alunos da disciplina de Evolução dos Conceitos da Física, do curso de Física da UFSC. Para orientar os objetivos com o material produzido, utilizaram-se elementos da teoria educacional de Bob Gowin, particularmente as funções do material educativo delineadas nesta teoria. Procurou-se utilizar estas funções na discussão da unidade de ensino aplicadas aos alunos participantes, tecendo-se um quadro positivo em relação à sua aceitação geral.
Palavras Chave
Ensino de Ciências. Cosmologia. Ensino de Física Moderna.
Ensino de Ciências. Cosmologia. Ensino de Física Moderna.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores