Analogias e metáforas como potencializadoras do desenvolvimento cognitivo no ensino de Ciências: estudo de caso com alunos de 11 a 12 anos.
Título
Analogias e metáforas como potencializadoras do desenvolvimento cognitivo no ensino de Ciências: estudo de caso com alunos de 11 a 12 anos.
Analogias e metáforas como potencializadoras do desenvolvimento cognitivo no ensino de Ciências: estudo de caso com alunos de 11 a 12 anos.
Autor
Ricardo Luis de Aguiar Assis
Ricardo Luis de Aguiar Assis
Orientação
Ronaldo Luiz Nagem
Ronaldo Luiz Nagem
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho consiste na elaboração de um estudo exploratório sobre o uso da linguagem analógica e metafórica como método didático potencializador do desenvolvimento cognitivo de educandos com idade entre 11 e 12 anos no âmbito do ensino de ciências. Realizou-se uma revisão na literatura cientifica contextualizando a linguagem e sua influência estimuladora no desenvolvimento humano. Explorou-se o desenvolvimento cognitivo mediado através da linguagem, influenciando o processamento mental e sua interação na formação do individuo e suas potencialidades. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados coletados sobre a utilização das analogias e metáforas no âmbito escolar compõem-se nas seguintes categorias: nas interações humanas na sala de aula, na linguagem docente durante explicações de conteúdo de forma didática, a influência das analogias e metáforas no aprendizado do educando. Posteriormente a pesquisa de campo, pode-se verificar a falta de conhecimento dos docentes no ensino de ciências frente a utilização de analogias e metáforas de forma didática assertiva. No entanto, o conjunto dos dados também indica que as analogias e metáforas utilizadas de forma metodologicamente elaborada didaticamente contribuem para a atenção e percepção dos alunos, além de promover uma consolidação da informação ou conhecimento na memória de longo prazo, contribuindo para um melhor aprendizado e consequentemente o aumento do desenvolvimento cognitivo, podendo desta forma considerar a linguagem analógica e metafórica como possíveis potencializadores didáticos quando utilizados de forma adequada.
O presente trabalho consiste na elaboração de um estudo exploratório sobre o uso da linguagem analógica e metafórica como método didático potencializador do desenvolvimento cognitivo de educandos com idade entre 11 e 12 anos no âmbito do ensino de ciências. Realizou-se uma revisão na literatura cientifica contextualizando a linguagem e sua influência estimuladora no desenvolvimento humano. Explorou-se o desenvolvimento cognitivo mediado através da linguagem, influenciando o processamento mental e sua interação na formação do individuo e suas potencialidades. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados coletados sobre a utilização das analogias e metáforas no âmbito escolar compõem-se nas seguintes categorias: nas interações humanas na sala de aula, na linguagem docente durante explicações de conteúdo de forma didática, a influência das analogias e metáforas no aprendizado do educando. Posteriormente a pesquisa de campo, pode-se verificar a falta de conhecimento dos docentes no ensino de ciências frente a utilização de analogias e metáforas de forma didática assertiva. No entanto, o conjunto dos dados também indica que as analogias e metáforas utilizadas de forma metodologicamente elaborada didaticamente contribuem para a atenção e percepção dos alunos, além de promover uma consolidação da informação ou conhecimento na memória de longo prazo, contribuindo para um melhor aprendizado e consequentemente o aumento do desenvolvimento cognitivo, podendo desta forma considerar a linguagem analógica e metafórica como possíveis potencializadores didáticos quando utilizados de forma adequada.
Palavras Chave
analogia e metáfora, desenvolvimento cognitivo, linguagem
analogia e metáfora, desenvolvimento cognitivo, linguagem
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos