Cenários e concepção de formação do professor de física da educação básica na virada do milênio: do Físico-educador ao Educador em Física, superação possível.

Título
Cenários e concepção de formação do professor de física da educação básica na virada do milênio: do Físico-educador ao Educador em Física, superação possível.
Autor
Rosângela Araújo Ábido de Assis
Orientação
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação incial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.
Palavras Chave
formação do professor; ensino de física; educação básica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores