Cenários e concepção de formação do professor de física da educação básica na virada do milênio: do Físico-educador ao Educador em Física, superação possível.
Título
Cenários e concepção de formação do professor de física da educação básica na virada do milênio: do Físico-educador ao Educador em Física, superação possível.
Cenários e concepção de formação do professor de física da educação básica na virada do milênio: do Físico-educador ao Educador em Física, superação possível.
Autor
Rosângela Araújo Ábido de Assis
Rosângela Araújo Ábido de Assis
Orientação
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação incial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.
Procura-se neste trabalho delinear cenários institucionais e epistemológicos que caracterizam o horizonte da reforma da formação inicial dos professores de Física para a Educação Básica brasileira, empreendida pelo governo federal na virada do milênio, com o objetivo de levantar as principais concepções de formação em disputa. A partir da análise de documentos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Educação e de posições de formadores, procuramos identificar concepções de formação do professor de Física discutir algumas tensões relativas ao entendimento destas concepções por diversos agentes envolvidos. Identificou-se que, no período considerado, a formação incial dos professores de Física para a escola básica se fazia predominantemente em instituições universitárias com pequena presença do setor privado e que variadas concepções presidiam esta formação, num leque que contempla desde o entendimento do professor de Física como o Físico que gosta de ensinar a concepções emergentes que se aproximam do entendimento da formação de um Educador que ensina Física.
Palavras Chave
formação do professor; ensino de física; educação básica.
formação do professor; ensino de física; educação básica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores