Práticas Discursivas em um Evento de Divulgação Científica: Programa Leitura e Ciência da Fundação Oswaldo Cruz.

Título
Práticas Discursivas em um Evento de Divulgação Científica: Programa Leitura e Ciência da Fundação Oswaldo Cruz.
Educação em Ciências e Saúde
Autor
Adriana Maria de Assumpção
Orientação
Guaracira Gouvêa de Sousa
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Rio de Janeiro
Ano
2007
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo analisou o discurso construído em eventos de Divulgação Científica, particularmente no evento temático organizado mensalmente pelo Programa Leitura e Ciência do Museu da Vida/Fiocruz. Nesta investigação foram analisados os discursos de pesquisadores e profissionais da Fundação Oswaldo Cruz, onde são elaboradas as práticas discursivas. Este se constituiu como nosso cenário empírico, entendendo a linguagem como prática social, o discurso como objeto de investigação e a Divulgação Científica como prática discursiva. Foram analisadas cinco transcrições dos discursos gravados em apresentações de eventos que aconteceram entre 2003 a 2005, tendo como enfoque a pesquisa de cunho qualitativo e interpretativo. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados a partir de critérios como a área de atuação (pesquisa ou Divulgação Científica) e o tema apresentado. Para desenvolver esta pesquisa nos apoiamos nos estudos de Mikhail Bakhtin, considerando o caráter dialógico da linguagem e enfatizando aspectos como condições sociais de produção, a presença dos “já-ditos”, os sentidos estabelecidos pelos enunciadores na elaboração dos enunciados. Nossa hipótese inicial era de que o discurso da Divulgação Científica se constituía como um gênero discursivo, entretanto por meio da análise, percebemos que nesta esfera de comunicação, a constituição do discurso é predominantemente do gênero cotidiano, estruturado por meio da linguagem cotidiana, com alguns momentos marcados pelo léxico da linguagem científica.
Palavras Chave
práticas discursivas, divulgação científica, museu de ciências, linguagem, ensino não-formal.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
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