O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma avaliação nas escolas da baixada fluminense.

Título
O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: uma avaliação nas escolas da baixada fluminense.
Autor
Elizabeth Augustinho
Orientação
Giselle Rôças de Souza Fonseca
Instituição
IFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A relevância do presente trabalho centra-se na reflexão sobre como o ensino de ciências, em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas da Baixada Fluminense vem sendo efetivamente realizado. Optou-se pela Baixada Fluminense devido à carência de estudos educacionais nessa região. A partir do referencial teórico selecionado e da ida a campo, o que se pretendeu no decorrer desse estudo foi conhecer seus sujeitos, contexto, dinâmica, aspectos metodológicos priorizados e a formação dos professores, entre outros aspectos fundamentais no aprofundamento da questão apresentada. Esse trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com a participação de 31 professores do Ensino Médio de quatro escolas públicas estaduais e do IFRJ/campus Nilópolis. Para a coleta dos dados mais gerais foi aplicado um questionário, contendo 22 perguntas, e para trabalhar os dados de forma qualitativa foi constituído um grupo focal composto por professores que atuam no IFRJ/campus Nilópolis. A maioria dos professores participantes da pesquisa pertence à área de Ciências da Natureza e Matemática e possui experiência docente superior de, pelo menos, cinco anos. Em relação à titulação, muitos deles investiram em sua formação continuada. Mas, no grupo focal, foi detectada a necessidade de aprofundamento dos estudos na área de ensino de ciências e na modalidade de EJA, entre outros temas relevantes ao processo ensino/aprendizagem. Ao analisar a prática pedagógica dos entrevistados, percebemos que grande parte reconhece a importância do planejamento como prática imprescindível ao processo educativo. Porém, a utilização do livro didático e da aula expositiva ainda são muito frequentes em sala de aula, apesar de observarmos uma crescente diversificação nas estratégias para o enriquecimento das aulas. Quanto ao laboratório de ciências, a grande maioria dos professores não o utiliza, mesmo nas escolas em que há laboratório. Em contrapartida, grande parte dos docentes afirma realizar aulas práticas, por meio de discussões e debates, pesquisas e experimentos nas salas de aula, na sala de vídeo e no laboratório de informática. As sessões do grupo focal constituíram um momento bastante significativo para esse trabalho, pois oportunizaram a formação continuada dos participantes. A discussão e o aprofundamento de temas relacionados à prática docente contribuíram para a elaboração dos textos de apoio, produto final dessa pesquisa. Esse material será entregue a cada escola participante da pesquisa, contendo, além dos textos produzidos e das referências bibliográficas, questões para discussão, com o objetivo de fomentar a discussão nas demais escolas participantes da pesquisa, podendo ser trabalhado em grupos de estudos ou reuniões pedagógicas.
Palavras Chave
EJA, ensino de Ciências, prática pedagógica, formação continuada.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor