A formação de professoras para o ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora.
Título
A formação de professoras para o ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora.
A formação de professoras para o ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora.
Educação
Autor
Thaís Gimenez da Silva Augusto
Thaís Gimenez da Silva Augusto
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Este curso compreendia a disciplina "Teoria Pedagógica e Produção em Ciências e Meio Ambiente", que disseminava um currículo de Ciências inovador para as séries iniciais do ensino fundamental. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas de 13 professoras sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, através de questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.
Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Este curso compreendia a disciplina "Teoria Pedagógica e Produção em Ciências e Meio Ambiente", que disseminava um currículo de Ciências inovador para as séries iniciais do ensino fundamental. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas de 13 professoras sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, através de questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.
Palavras Chave
formação em serviço, professoras polivalentes, características do professor, currículo, inovação, Pedagogia.
formação em serviço, professoras polivalentes, características do professor, currículo, inovação, Pedagogia.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores