A formação de professoras para o ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora.

Título
A formação de professoras para o ensino de Ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora.
Educação
Autor
Thaís Gimenez da Silva Augusto
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2010
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Este curso compreendia a disciplina "Teoria Pedagógica e Produção em Ciências e Meio Ambiente", que disseminava um currículo de Ciências inovador para as séries iniciais do ensino fundamental. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas de 13 professoras sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, através de questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.
Palavras Chave
formação em serviço, professoras polivalentes, características do professor, currículo, inovação, Pedagogia.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores