A interdependência conteúdo-método no Ensino de Física: Um exemplo em Física Térmica.

Título
A interdependência conteúdo-método no Ensino de Física: Um exemplo em Física Térmica.
Educação
Autor
Décio Auler
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazan
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1995
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho constitui-se numa reflexão sobre as possibilidades de mudanças no Ensino de Física na escola média, mediante a análise de uma proposta pedagógica desenvolvida junto a uma turma de alunos. Esta estrutura segundo a dinâmica dos momentos pedagógicos , idealizados por Angotti e Delizoicov, convergem elementos do cotidiano, contribuições da história da ciência e resultados de pesquisas sobre concepções alternativas. Procura-se contemplar a interdependência entre conteúdo pedagógico, contexto vivencial dos estudantes e método de ensino. No desenvolvimento do estudo da física térmica. Para isso, foram enfatizados regentes deste trabalho. Surgem, por exemplo uma maior vinculação entre o mundo da escola e o mundo da vida do estudante e a superação ainda que parcial, do principal aprendizado propiciado pelo Ensino de Física decorrente em nossas escolas: o aprendizado da passividade.
Palavras Chave
Ensino de Física; Proposta Pedagógica; Momentos Pedagógicos; Termodinâmica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método