Análise dos limites e possibilidades do planejamento de aulas interdisciplinares: uma investigação entre licenciandos.
Título
Análise dos limites e possibilidades do planejamento de aulas interdisciplinares: uma investigação entre licenciandos.
Análise dos limites e possibilidades do planejamento de aulas interdisciplinares: uma investigação entre licenciandos.
Autor
Hemmyle Brito de Azevedo
Hemmyle Brito de Azevedo
Orientação
Alexandro Cardoso Tenório
Alexandro Cardoso Tenório
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Diante dos vários desafios que a educação em Ciências tem enfrentado no contexto atual, como a dicotomia entre conhecimento escolar e realidade do aluno, as orientações oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio, sugerem como uma das alternativas a perspectiva interdisciplinaridade associada à contextualização do conhecimento, partindo de situações-problemas significativas ao aluno. Logo, os professores em formação inicial ou continuada necessitam desenvolver competências para docência Interdisciplinar. Tendo em vista tal necessidade, o presente trabalho relata os diversos elementos que constituem do planejamento coletivo de propostas para uma docência interdisciplinar, no ensino médio, construídas por estudantes de licenciatura, em formação inicial, matriculados em universidades federais do estado de Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa vivenciavam estágio docente não-obrigatório em uma instituição não-governamental de educação complementar. De forma participativa, o processo de investigação, de abordagem qualitativa, ocorreu durante a vivência pelos sujeitos de um mini-curso sobre Interdisciplinaridade e suas relações com construção do conhecimento. Os resultados permitem fazermos considerações acerca da formação de professores na contemporaneidade, dentro da perspectiva da interdisciplinaridade escolar de Lenoir. No entanto, entre os resultados destaca-se que a a prática de ensino de ensino superior vivenciada pelos sujeito de pesquisa não contribuíram, de forma significativamente, para o desenvolvimento de competência docente interdisciplinar. Como também podemos sinalizar o baixo envolvimento, dos sujeitos de pesquisa, com a pesquisa e eventos na área educacional, o que não favorece a reflexão da prática de ensino. Também, concluísse que o envolvimento com a pratica de ensino pautada no ensino tradicional limita o desenvolvimento da interdisciplinaridade escolar. Após as análises podemos concluir que diante das dificuldades encontrados pelos sujeitos de pesquisa em desenvolver propostas interdisciplinares é oportuno afirmar que é urgente a necessidade de novas posturas docente nos cursos de formação inicial e formação continuada. Os docentes necessitam refletir sobre as próprias práticas de ensino para desenvolver posturas que contribuam para interdisciplinaridade. É urgente a necessidade de desenvolver competências para docência interdisciplinar que incentivem a coragem de perder a acomodação, a transformação do trabalho pedagógico e abertura para novos encaminhamentos na área de formação de professores.
Diante dos vários desafios que a educação em Ciências tem enfrentado no contexto atual, como a dicotomia entre conhecimento escolar e realidade do aluno, as orientações oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio, sugerem como uma das alternativas a perspectiva interdisciplinaridade associada à contextualização do conhecimento, partindo de situações-problemas significativas ao aluno. Logo, os professores em formação inicial ou continuada necessitam desenvolver competências para docência Interdisciplinar. Tendo em vista tal necessidade, o presente trabalho relata os diversos elementos que constituem do planejamento coletivo de propostas para uma docência interdisciplinar, no ensino médio, construídas por estudantes de licenciatura, em formação inicial, matriculados em universidades federais do estado de Pernambuco. Os sujeitos da pesquisa vivenciavam estágio docente não-obrigatório em uma instituição não-governamental de educação complementar. De forma participativa, o processo de investigação, de abordagem qualitativa, ocorreu durante a vivência pelos sujeitos de um mini-curso sobre Interdisciplinaridade e suas relações com construção do conhecimento. Os resultados permitem fazermos considerações acerca da formação de professores na contemporaneidade, dentro da perspectiva da interdisciplinaridade escolar de Lenoir. No entanto, entre os resultados destaca-se que a a prática de ensino de ensino superior vivenciada pelos sujeito de pesquisa não contribuíram, de forma significativamente, para o desenvolvimento de competência docente interdisciplinar. Como também podemos sinalizar o baixo envolvimento, dos sujeitos de pesquisa, com a pesquisa e eventos na área educacional, o que não favorece a reflexão da prática de ensino. Também, concluísse que o envolvimento com a pratica de ensino pautada no ensino tradicional limita o desenvolvimento da interdisciplinaridade escolar. Após as análises podemos concluir que diante das dificuldades encontrados pelos sujeitos de pesquisa em desenvolver propostas interdisciplinares é oportuno afirmar que é urgente a necessidade de novas posturas docente nos cursos de formação inicial e formação continuada. Os docentes necessitam refletir sobre as próprias práticas de ensino para desenvolver posturas que contribuam para interdisciplinaridade. É urgente a necessidade de desenvolver competências para docência interdisciplinar que incentivem a coragem de perder a acomodação, a transformação do trabalho pedagógico e abertura para novos encaminhamentos na área de formação de professores.
Palavras Chave
Ensino de Ciências e Matemática.
Ensino de Ciências e Matemática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores