A formação de competências cognitivas em direção a um professor/profissional reflexivo: possibilidades junto as licenciaturas.
Título
A formação de competências cognitivas em direção a um professor/profissional reflexivo: possibilidades junto as licenciaturas.
A formação de competências cognitivas em direção a um professor/profissional reflexivo: possibilidades junto as licenciaturas.
Autor
Maria Antonia Ramos de Azevedo
Maria Antonia Ramos de Azevedo
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazan
Eduardo Adolfo Terrazan
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As possibilidades para desenvolver uma concepção de professor reflexivo como definido por Donald Schon junto a cursos de formação de professores é a preocupação central desse trabalho. Partimos de um quadro síntese representativo da realidade dos cursos de licenciatura da UFSM construído com informações obtidas de quatro destes cursos: física, educação física, história e letras. Analisamos a possibilidade / viabilidade de estruturar os mesmos tendo por base a formação de competências cognitivas e atitudes reflexivas básicas. Utilizamos para isso, uma abordagem quali-quantitativa através de instrumentos específicos, tais como: A) Propostas pedagógicas dos cursos acompanhadas das grades curriculates; B) Questionários aplicados ao corpo discente de cada curso, distribuídos entre três segmentos: calouros, alunos que ultrapassaram a metade do curso e formandos (realizando estágio de prática de ensino); C) entrevistas com docentes e coordenadores de cada curso. Podemos afirmar que as possibilidades de formação de professores com o perfil de um professor reflexivo dependem fundamentalmente de mudanças nas atitudes tanto dos futuros professores como dos formadores destes, quanto ao desenvolvimento de práticas que desencadeiem reflexões mais profundas sobre as referencias teóricas assumidos frente à realidade estudada. Em vista disso propomos: uma reorganização das grades curriculares; elaboração de propostas politico-pedagógicas atualizadas e contextualizadas; interação efetiva dos diferentes cursos com o centro de educação; utilização da epistemologia da prática primando, por uma nova concepção de conhecimento; a adoção de mecanismos que indiquem de modo claro e inequívoco a responsabilidade da universidade e de seus docentes com a formação inicial e continuada de professores num trabalho conjunto com as escolas de nível fundamental e médio. Quanto a viabilidade para estas mudançar ocorrem, é necessário que os formadores de professores iniciem junto aos próprios cursos de licenciatura estudos locais, tendo em vista discussões administrativas e pedagógicas buscando um trabalho integrado entre seus pares, construindo pontes entre as diferentes disciplinas e redimensionando suas práticas pedagógicas, na grande maioria, descontextualizadas e distantes de críticas e reflexões. Deste modo deve-se procurar uma alteração dos posicionamentos teórico-metodológicos dos formadores no sentido de colaborarem para uma real aproximação entre a formação e a atuação dos professores.
As possibilidades para desenvolver uma concepção de professor reflexivo como definido por Donald Schon junto a cursos de formação de professores é a preocupação central desse trabalho. Partimos de um quadro síntese representativo da realidade dos cursos de licenciatura da UFSM construído com informações obtidas de quatro destes cursos: física, educação física, história e letras. Analisamos a possibilidade / viabilidade de estruturar os mesmos tendo por base a formação de competências cognitivas e atitudes reflexivas básicas. Utilizamos para isso, uma abordagem quali-quantitativa através de instrumentos específicos, tais como: A) Propostas pedagógicas dos cursos acompanhadas das grades curriculates; B) Questionários aplicados ao corpo discente de cada curso, distribuídos entre três segmentos: calouros, alunos que ultrapassaram a metade do curso e formandos (realizando estágio de prática de ensino); C) entrevistas com docentes e coordenadores de cada curso. Podemos afirmar que as possibilidades de formação de professores com o perfil de um professor reflexivo dependem fundamentalmente de mudanças nas atitudes tanto dos futuros professores como dos formadores destes, quanto ao desenvolvimento de práticas que desencadeiem reflexões mais profundas sobre as referencias teóricas assumidos frente à realidade estudada. Em vista disso propomos: uma reorganização das grades curriculares; elaboração de propostas politico-pedagógicas atualizadas e contextualizadas; interação efetiva dos diferentes cursos com o centro de educação; utilização da epistemologia da prática primando, por uma nova concepção de conhecimento; a adoção de mecanismos que indiquem de modo claro e inequívoco a responsabilidade da universidade e de seus docentes com a formação inicial e continuada de professores num trabalho conjunto com as escolas de nível fundamental e médio. Quanto a viabilidade para estas mudançar ocorrem, é necessário que os formadores de professores iniciem junto aos próprios cursos de licenciatura estudos locais, tendo em vista discussões administrativas e pedagógicas buscando um trabalho integrado entre seus pares, construindo pontes entre as diferentes disciplinas e redimensionando suas práticas pedagógicas, na grande maioria, descontextualizadas e distantes de críticas e reflexões. Deste modo deve-se procurar uma alteração dos posicionamentos teórico-metodológicos dos formadores no sentido de colaborarem para uma real aproximação entre a formação e a atuação dos professores.
Palavras Chave
Formação inicial, professor reflexivo, Avaliação.
Formação inicial, professor reflexivo, Avaliação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores