Tensão entre matrizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores/UERJ.
Título
Tensão entre matrizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores/UERJ.
Tensão entre matrizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores/UERJ.
Autor
Ana Cléa Braga Moreira Ayres
Ana Cléa Braga Moreira Ayres
Orientação
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo trata da formação de professores de Ciências Biológicas, motivado pela aprovação e posterior implantação das novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores para a Escola Básica, em Nível Superior, que requerem uma integralidade e independência aos cursos de Licenciatura e utilizando-se de uma abordagem sócio-histórica, o trabalho procura analisar, em um curso exclusivamente voltado para a Licenciatura, em uma instituição específica – a Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ – como se expressa a tensão entre uma matriz curricular profissional, voltada para a docência, e uma outra, mais acadêmica, voltada para a pesquisa em Biologia. O estudo revela como, ao longo da história desta Instituição, esta tensão foi se constituindo e se modificando, tendo se intensificado a partir de sua incorporação à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1987. Durante sua trajetória a FFP construiu uma cultura institucional, provocada, em parte, por esta tensão entre as duas matrizes curriculares. Conclui-se que a tentativa de formar professores em uma perspectiva de profissionalização docente, independente do bacharelado, não exclui automaticamente esta tensão, que é constitutiva e estruturante dos cursos que tradicionalmente apresentam estas habilitações.
O estudo trata da formação de professores de Ciências Biológicas, motivado pela aprovação e posterior implantação das novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores para a Escola Básica, em Nível Superior, que requerem uma integralidade e independência aos cursos de Licenciatura e utilizando-se de uma abordagem sócio-histórica, o trabalho procura analisar, em um curso exclusivamente voltado para a Licenciatura, em uma instituição específica – a Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ – como se expressa a tensão entre uma matriz curricular profissional, voltada para a docência, e uma outra, mais acadêmica, voltada para a pesquisa em Biologia. O estudo revela como, ao longo da história desta Instituição, esta tensão foi se constituindo e se modificando, tendo se intensificado a partir de sua incorporação à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1987. Durante sua trajetória a FFP construiu uma cultura institucional, provocada, em parte, por esta tensão entre as duas matrizes curriculares. Conclui-se que a tentativa de formar professores em uma perspectiva de profissionalização docente, independente do bacharelado, não exclui automaticamente esta tensão, que é constitutiva e estruturante dos cursos que tradicionalmente apresentam estas habilitações.
Palavras Chave
Formação de Professores; Currículo; Diretrizes Curriculares; Licenciatura; Bacharelado.
Formação de Professores; Currículo; Diretrizes Curriculares; Licenciatura; Bacharelado.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas