O papel e o uso do livro didático de Ciências nos anos finais do ensino fundamental.

Título
O papel e o uso do livro didático de Ciências nos anos finais do ensino fundamental.
Autor
Denise Estorilho Baganha
Orientação
Nilson Marcos Dias Garcia
Instituição
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Educação
Ano
2010
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizam o livro didático de Ciências e o papel desse recurso no planejamento e execução das suas aulas. Realizado através de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento de investigação a entrevista semiestruturada, levantou-se o perfil de um grupo de professoras da cidade de Curitiba e da Região Metropolitana e investigou-se sobre o papel e o uso do livro didático na prática pedagógica. Com base nos fundamentos de Choppin, Bittencourt, Batista, Selles e Ferreira, Wuo, Megid Neto e Fracalanza, Carneiro, Santos e Mól, Núñez et al, Amaral e Megid Neto, verificou-se que as professoras utilizam o livro didático como organizador do currículo escolar, uma vez que selecionam os conteúdos que estão presentes nesses materiais, adequando-os à realidade onde trabalham e às concepções pedagógicas que possuem. Constatou-se, também, que este recurso não é mais utilizado como única fonte de informação, mas como material de apoio, fonte de informação e pesquisa, tanto para o aluno quanto para o professor. Atualmente compartilha espaço com a TV Multimídia, DVD, Vídeos, internet e computadores, dentre outros de uso mais frequente. Com relação aos conteúdos de Ciências, a maioria das professoras possui dificuldade em trabalhar com os conteúdos de Física, devido à formação inicial carente e pela falta de afinidade com a área. No ponto de vista das professoras entrevistadas, o livro didático não contribui para o desenvolvimento de tais conteúdos por apresentarem maior ênfase nos cálculos, pouca interdisciplinaridade e contextualização, diferindo-se das propostas apresentadas no programa curricular nacional e no estadual.
Palavras Chave
livro didático, ensino de Ciências, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Professor