Utilização de teste quantitativo na avaliação das concepções de estudantes.

Título
Utilização de teste quantitativo na avaliação das concepções de estudantes.
Autor
Alexa Maria Balbinot
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade Luterana do Brasil
Ano
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O estudo do mundo físico, à luz das ciências físicas, oferece ao estudante a oportunidade de relacionar-se, ao mesmo tempo, com o mundo através de observações experimentais, leis, princípios, conceitos e representações matemáticas. Ao relacioná-las, entre si e também com sua interpretação destes fenômenos físicos, os estudantes constroem seus próprios conhecimentos e concepções a cerca dos mesmos, de modo que estas concepções pessoais influenciam na aprendizagem dos conceitos científicos, como têm demonstrado pesquisas na literatura. Testes e estratégias, elaborados para avaliar e explorar estas concepções podem contribuir para o processo educativo. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o teor, a freqüência e as relações entre as concepções dos estudantes universitários de física em situações que envolvem o uso das grandes leis de conservação, mais especificamente em colisões mecânicas. Os testes foram elaborados a partir do estudo e utilização das concepções dos estudantes, em colisões mecânicas através das leis de conservação. Os mesmos foram aplicados, após o ensino tradicional do tema, nos cursos de Engenharia, Licenciatura em Física, Química, Matemática e cursos Tecnólogos. Após a aplicação, estes instrumentos foram analisados através de testes estatísticos para uma avaliação das concepções e suas relações entre as mesmas e conceitos, na resolução de situações-problema propostas aos estudantes. A partir dos resultados das análises foi possível identificar as concepções que mais se destacaram, suas possíveis influências na aprendizagem dos conceitos investigados e relações que os estudantes estabelecem entre as mesmas. Um dos resultados obtidos é que, se há uma hierarquia de concepções científicas, ao utilizar as leis de conservação em colisões, no topo desta estaria a lei de conservação da quantidade de movimento, possibilitando uma melhor compreensão dos demais conceitos, uma vez que este conceito tenha sido bem compreendido. Através da pesquisa concluiu-se que testes quantitativos, quando bem elaborados, possibilitam avaliar as concepções dos estudantes e pode-se, ainda, inferir que testes qualitativos e quantitativos podem medir os mesmos objetivos no desempenho educacional, demonstrando ser um bom recurso para avaliação e aprendizagem de conceitos físicos.
Palavras Chave
Teste objetivos, concepções alternativas, conceitos em colisões.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno