A formação docente em Ciências Biológicas - um estudo com professores iniciantes.

Título
A formação docente em Ciências Biológicas - um estudo com professores iniciantes.
Autor
Eduardo Ferreira Baldoino
Orientação
Ademar de Lima Carvalho
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo se insere no âmbito das investigações que buscam discutir e compreender o processo de aprendizagem profissional da docência. Ele tem como referência as abordagens qualitativas da pesquisa e se propôs a responder a seguinte questão: como os egressos do curso de Ciências Biológicas da UFMT/ICEN/CUR aprendem a docência na fase inicial do exercício da profissão Para realizá-lo, o principal instrumento de coleta de dados foi o questionário de caracterização dos participantes e a entrevista individual em profundidade. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro professores da rede pública de ensino de Rondonópolis-MT. Todos egressos do curso de Ciências Biológicas da UFMT/ICEN/CUR, com menos de três anos no exercício do magistério, os quais se auto-nomearam: Antônio, Otávio, Vida e Luíza. O referencial teórico adotado baseia-se, dentre outros, em Tardif (2002); Shulman (1987); Lima, S. (2003); Lima, E. (2006); Mizukami (2004); Huberman (2000); Reali (2002); Guimarães (2006); Carvalho (2005); Marcelo Garcia (1999) e Rocha (2001) e defende a idéia de que a aprendizagem da docência é um processo contínuo que ocorre ao longo da carreira docente e que a fase inicial de profissão é um período singular, marcado por especificidades, o que merece, a meu ver, uma investidura em pesquisas para ajudar a construir um “arcabouço teórico”, que nos permita clarificar melhor este período de iniciação profissional. Foram considerados como eixos de análise para esta investigação: 1) a trajetória de vida dos participantes deste estudo; 2) a formação inicial: o Curso de Ciências Biológicas; 3) as experiências iniciais da docência; 4) as aprendizagens da docência e o desenvolvimento profissional na fase de ingresso na carreira docente e 5) o caráter formativo das entrevistas em profundidade. Nesse sentido, penso ser importante destacar que os eixos de análise se configuram apenas como grandes temas a serem investigados, pois procurei fazer as análises a partir daquilo que os achados me revelavam. Os dados coletados demonstraram que a aprendizagem da docência destes professores-iniciantes acontece pela intersecção de vários contextos formativos, o que coaduna com a perspectiva teórica de Tardif (2002) de um “saber plural”, oriundo de várias instâncias formativas dos sujeitos. Os professores de Ciências Biológicas aprendem a docência nesta fase inicial de profissão de várias formas: observando modelos de docência na própria família, relembrando a atualização dos professores da escolarização básica, no curso de graduação, trocando experiências com antigos professores, por meio do auto-estudo, na e pela reflexão sobre a própria prática, na relação com os alunos, entre outras coisas. Este estudo, além de desvelar a forma como esses recém-professores aprendem a docência no início do magistério, diz respeito às dificuldades enfrentadas nesta etapa de entrada na carreira docente. Portanto, soma-se a outras investigações, que indicam a necessidade de um apoio pedagógico ao professor iniciante e, além disso, aponta algumas contribuições teóricas que poderão tornar-se objeto de reflexão para o aperfeiçoamento do Curso de Ciências Biológicas da UFMT/ICEN/CUR.
Palavras Chave
aprendizagem profissional da docência, professores iniciantes

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor