Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à Mecânica Clássica

Título
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à Mecânica Clássica
Autor
Henrique Cesar Estevan Ballestero
Orientação
Sergio de Mello Arruda
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa. Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos.
Palavras Chave
Aprendizado em física. Relação com o saber. Avaliação Foramt

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno