O museu de ciências, a estética e a arte: relações com o ensino de Ciências.
Título
O museu de ciências, a estética e a arte: relações com o ensino de Ciências.
O museu de ciências, a estética e a arte: relações com o ensino de Ciências.
Educação
Autor
Cátia Rodrigues Barbosa
Cátia Rodrigues Barbosa
Orientação
Luciola Licinio de Castro Paixão Santos
Luciola Licinio de Castro Paixão Santos
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Minha dissertação busca desvelar, no sentido de dar a conhecer, algumas reflexões e relações que são estabelecidas entre o museu e o ensino de ciências, através da prática de professores que exploram o espaço museal. O museu de ciências seria uma estratégia que apresenta potencialidade para promover aprendizagem Que tipos de relações os professores da área de ciências que exploram o espaço museológico estabelecem entre esse espaço e o ensino de suas disciplinas A inter-relação ciência e arte, vivenciada pelo sujeito através de sua experiência estética ao visitar o museu, implicaria em que tipo de relações com o ensino de ciências Com essas questões preliminares, surgiu o motivo desta pesquisa. Buscamos analisar, pelo discurso, a experiência estética vivenciada por professores e alunos de 5ª a 8ª séries que visitaram o museu de história natural e jardim botânico da UFMG, no sentido de identificar arte na sala de aula de ciências. Visamos, também, analisar a visita do público não escolar no museu, com o objetivo de verificar a "presença" da dimensão estética para este público. Com base na fenomenologia, buscamos fazer uma leitura do museu, sendo também essa abordagem que fundamentou nossa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa empírica, com ênfase qualitativa, realizada em quatro escolas públicas de Belo Horizonte, com seis professores de ciências e com um público não escolar que visitou o museu. Utilizamos observações de campo, questionário fechado, entrevistas semi-estruturadas, fotografias, filmes (gravação em vídeo).
Minha dissertação busca desvelar, no sentido de dar a conhecer, algumas reflexões e relações que são estabelecidas entre o museu e o ensino de ciências, através da prática de professores que exploram o espaço museal. O museu de ciências seria uma estratégia que apresenta potencialidade para promover aprendizagem Que tipos de relações os professores da área de ciências que exploram o espaço museológico estabelecem entre esse espaço e o ensino de suas disciplinas A inter-relação ciência e arte, vivenciada pelo sujeito através de sua experiência estética ao visitar o museu, implicaria em que tipo de relações com o ensino de ciências Com essas questões preliminares, surgiu o motivo desta pesquisa. Buscamos analisar, pelo discurso, a experiência estética vivenciada por professores e alunos de 5ª a 8ª séries que visitaram o museu de história natural e jardim botânico da UFMG, no sentido de identificar arte na sala de aula de ciências. Visamos, também, analisar a visita do público não escolar no museu, com o objetivo de verificar a "presença" da dimensão estética para este público. Com base na fenomenologia, buscamos fazer uma leitura do museu, sendo também essa abordagem que fundamentou nossa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa empírica, com ênfase qualitativa, realizada em quatro escolas públicas de Belo Horizonte, com seis professores de ciências e com um público não escolar que visitou o museu. Utilizamos observações de campo, questionário fechado, entrevistas semi-estruturadas, fotografias, filmes (gravação em vídeo).
Palavras Chave
Professores; Museu de Ciências; Ensino-Aprendizagem; Ciências-Arte.
Professores; Museu de Ciências; Ensino-Aprendizagem; Ciências-Arte.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Biologia, Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar