O museu de ciências, a estética e a arte: relações com o ensino de Ciências.

Título
O museu de ciências, a estética e a arte: relações com o ensino de Ciências.
Educação
Autor
Cátia Rodrigues Barbosa
Orientação
Luciola Licinio de Castro Paixão Santos
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Minha dissertação busca desvelar, no sentido de dar a conhecer, algumas reflexões e relações que são estabelecidas entre o museu e o ensino de ciências, através da prática de professores que exploram o espaço museal. O museu de ciências seria uma estratégia que apresenta potencialidade para promover aprendizagem Que tipos de relações os professores da área de ciências que exploram o espaço museológico estabelecem entre esse espaço e o ensino de suas disciplinas A inter-relação ciência e arte, vivenciada pelo sujeito através de sua experiência estética ao visitar o museu, implicaria em que tipo de relações com o ensino de ciências Com essas questões preliminares, surgiu o motivo desta pesquisa. Buscamos analisar, pelo discurso, a experiência estética vivenciada por professores e alunos de 5ª a 8ª séries que visitaram o museu de história natural e jardim botânico da UFMG, no sentido de identificar arte na sala de aula de ciências. Visamos, também, analisar a visita do público não escolar no museu, com o objetivo de verificar a "presença" da dimensão estética para este público. Com base na fenomenologia, buscamos fazer uma leitura do museu, sendo também essa abordagem que fundamentou nossa pesquisa. Trata-se de uma pesquisa empírica, com ênfase qualitativa, realizada em quatro escolas públicas de Belo Horizonte, com seis professores de ciências e com um público não escolar que visitou o museu. Utilizamos observações de campo, questionário fechado, entrevistas semi-estruturadas, fotografias, filmes (gravação em vídeo).
Palavras Chave
Professores; Museu de Ciências; Ensino-Aprendizagem; Ciências-Arte.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar