A Experimentação como Suporte Metodológico para Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio
Título
A Experimentação como Suporte Metodológico para Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio
A Experimentação como Suporte Metodológico para Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio
Autor
Joaquim de Oliveira Barbosa
Joaquim de Oliveira Barbosa
Orientação
Sérgio Roberto de Paulo
Sérgio Roberto de Paulo
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo de ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo dados objetivos com a relação à eficiência do ensino experimental não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de física no nível médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os conteúdos ministrados foram desenvolvidos a partir de um tema central -circuito elétrico- sendo trabalhados os seguintes conteúdos: carga elétrica, campo elétrico, diferença de potencial, corrente elétrica, campo magnético, circuito simples e leis do eletromagnetismo (ampére,faraday e lenz). As sequências de ensino foram desenvolvidas de forma a promover desequilíbrios sucessivos visando propiciar a equilibração subsequente. Seguiu-se as seguintes etapas: problematização inicial, montagem do experimento, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Trabalhou-se com dois grupos, um em que se aplicou a metodologia tradicional ( quadro e giz com algumas demonstrações) e o outro, onde se aplicou a metodologia experimental proposta. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado em pré e pós teste e serviram para comparar os resultados obtidos antes e depois da aplicação destas metodologias com o objetivo de se obter conclusões a respeito da aprendizagem ocorrida. Os resultados mostraram diferenças entre o grupo de controle gc e o grupo experimental - ge, com a aplicação das respectivas metodologia. constatou-se ainda, que algumas concepções espontâneas e alternativas detectadas neste estudo muito se assemelham com resultados de outra pesquisas, tais como o "modelo sequencial" (Closset,1983), "modelo watts"(Rinaldi & Ure, 1994), "modelo sumidero" (Andrés,1992), e "modelo da ação à distância" (Nardi,1991).
O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo de ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo dados objetivos com a relação à eficiência do ensino experimental não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de física no nível médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os conteúdos ministrados foram desenvolvidos a partir de um tema central -circuito elétrico- sendo trabalhados os seguintes conteúdos: carga elétrica, campo elétrico, diferença de potencial, corrente elétrica, campo magnético, circuito simples e leis do eletromagnetismo (ampére,faraday e lenz). As sequências de ensino foram desenvolvidas de forma a promover desequilíbrios sucessivos visando propiciar a equilibração subsequente. Seguiu-se as seguintes etapas: problematização inicial, montagem do experimento, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Trabalhou-se com dois grupos, um em que se aplicou a metodologia tradicional ( quadro e giz com algumas demonstrações) e o outro, onde se aplicou a metodologia experimental proposta. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado em pré e pós teste e serviram para comparar os resultados obtidos antes e depois da aplicação destas metodologias com o objetivo de se obter conclusões a respeito da aprendizagem ocorrida. Os resultados mostraram diferenças entre o grupo de controle gc e o grupo experimental - ge, com a aplicação das respectivas metodologia. constatou-se ainda, que algumas concepções espontâneas e alternativas detectadas neste estudo muito se assemelham com resultados de outra pesquisas, tais como o "modelo sequencial" (Closset,1983), "modelo watts"(Rinaldi & Ure, 1994), "modelo sumidero" (Andrés,1992), e "modelo da ação à distância" (Nardi,1991).
Palavras Chave
ensino-aprendizagem, experimentos, construtivismo, circuito elétrico, pesquisa experimental.
ensino-aprendizagem, experimentos, construtivismo, circuito elétrico, pesquisa experimental.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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