A Experimentação como Suporte Metodológico para Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio

Título
A Experimentação como Suporte Metodológico para Construção de Conceitos em Eletricidade no Ensino Médio
Autor
Joaquim de Oliveira Barbosa
Orientação
Sérgio Roberto de Paulo
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O papel do ensino experimental, a realização de experimentos no contexto do processo de ensino-aprendizagem tem sido defendida por muitos autores, contudo dados objetivos com a relação à eficiência do ensino experimental não são encontrados facilmente na literatura. Este estudo tem como meta avaliar objetivamente o papel do ensino experimental no ensino de física no nível médio, utilizando-se de uma metodologia elaborada a partir de uma perspectiva construtivista. Os conteúdos ministrados foram desenvolvidos a partir de um tema central -circuito elétrico- sendo trabalhados os seguintes conteúdos: carga elétrica, campo elétrico, diferença de potencial, corrente elétrica, campo magnético, circuito simples e leis do eletromagnetismo (ampére,faraday e lenz). As sequências de ensino foram desenvolvidas de forma a promover desequilíbrios sucessivos visando propiciar a equilibração subsequente. Seguiu-se as seguintes etapas: problematização inicial, montagem do experimento, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Trabalhou-se com dois grupos, um em que se aplicou a metodologia tradicional ( quadro e giz com algumas demonstrações) e o outro, onde se aplicou a metodologia experimental proposta. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado em pré e pós teste e serviram para comparar os resultados obtidos antes e depois da aplicação destas metodologias com o objetivo de se obter conclusões a respeito da aprendizagem ocorrida. Os resultados mostraram diferenças entre o grupo de controle gc e o grupo experimental - ge, com a aplicação das respectivas metodologia. constatou-se ainda, que algumas concepções espontâneas e alternativas detectadas neste estudo muito se assemelham com resultados de outra pesquisas, tais como o "modelo sequencial" (Closset,1983), "modelo watts"(Rinaldi & Ure, 1994), "modelo sumidero" (Andrés,1992), e "modelo da ação à distância" (Nardi,1991).
Palavras Chave
ensino-aprendizagem, experimentos, construtivismo, circuito elétrico, pesquisa experimental.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método