O curso de licenciatura em física na Universidade Federal de Alagoas.
Título
O curso de licenciatura em física na Universidade Federal de Alagoas.
O curso de licenciatura em física na Universidade Federal de Alagoas.
Autor
José Isnaldo de Lima Barbosa
José Isnaldo de Lima Barbosa
Orientação
Elton Casado Fireman
Elton Casado Fireman
Instituição
UFAL
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Alagoas/AL
Alagoas/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O atual trabalho resgata a evolução curricular da Licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A analisa as transformações pelas quais o curso passou ao longo de sua existência, com vistas a uma melhor formação dos seus egressos. Descreve como vêem ocorrendo as discussões e mudanças nas Licenciaturas em Ciências no Brasil, destacando a construção dos projetos pedagógicos para esses cursos, a partir da legislação vigente no país. Investigar o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas; suas propostas pedagógicas ao longo de sua existência, e principalmente suas preocupações com a formação do licenciado. Com o intuito de identificar até que ponto o curso de Licenciatura em Física da UFAL vem promovendo a verdadeira integração entre os saberes essenciais na formação desses profissionais foram aplicados questionários, através dos quais, tem-se a opinião dos egressos a respeito do curso, desde sua formação inicial até sua atuação profissional. O universo da pesquisa abrange todos os egressos do curso desde sua criação em 1974 até 2007, com um total de 65 formados. Os resultados mais significativos dessa investigação giram em torno da comprovação ou não do caráter bacharelesco do curso ao longo de sua existência, assim como, a preparação dos profissionais docentes, tendo como base as oportunidades que estes tiveram para desenvolver atividades que pudessem contemplar a integração entre os conteúdos específicos da Física e os didático-pedagógicos.Os resultados obtidos permitem ampliar a discussão, e mais, construir subsídios que possam colaborar nas avaliações, e proposições, para o novo projeto pedagógico da Licenciatura em Física, iniciado no primeiro semestre de 2006.
O atual trabalho resgata a evolução curricular da Licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A analisa as transformações pelas quais o curso passou ao longo de sua existência, com vistas a uma melhor formação dos seus egressos. Descreve como vêem ocorrendo as discussões e mudanças nas Licenciaturas em Ciências no Brasil, destacando a construção dos projetos pedagógicos para esses cursos, a partir da legislação vigente no país. Investigar o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas; suas propostas pedagógicas ao longo de sua existência, e principalmente suas preocupações com a formação do licenciado. Com o intuito de identificar até que ponto o curso de Licenciatura em Física da UFAL vem promovendo a verdadeira integração entre os saberes essenciais na formação desses profissionais foram aplicados questionários, através dos quais, tem-se a opinião dos egressos a respeito do curso, desde sua formação inicial até sua atuação profissional. O universo da pesquisa abrange todos os egressos do curso desde sua criação em 1974 até 2007, com um total de 65 formados. Os resultados mais significativos dessa investigação giram em torno da comprovação ou não do caráter bacharelesco do curso ao longo de sua existência, assim como, a preparação dos profissionais docentes, tendo como base as oportunidades que estes tiveram para desenvolver atividades que pudessem contemplar a integração entre os conteúdos específicos da Física e os didático-pedagógicos.Os resultados obtidos permitem ampliar a discussão, e mais, construir subsídios que possam colaborar nas avaliações, e proposições, para o novo projeto pedagógico da Licenciatura em Física, iniciado no primeiro semestre de 2006.
Palavras Chave
ensino de física, formação de professores, ensino superior.
ensino de física, formação de professores, ensino superior.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores