O diálogo professor-aluno em integrações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico.

Título
O diálogo professor-aluno em integrações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico.
Ensino de Ciências
Autor
Luciana Caixeta Barbosa
Orientação
Marcelo Giordan
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa analisamos como ocorrem as interações discursivas entre estudantes de licenciatura em Química e alunos do Ensino Médio mediadas por um sistema de tutoria estabelecido na internet. Estas interações ocorreram por meio do ambiente virtual Tutor em Rede, no qual os alunos enviam dúvidas a respeito do conteúdo de Química e estas são respondidas por um tutor. Os dados foram coletados entre alunos de licenciatura em Química de universidades públicas brasileiras e professores da rede pública de ensino de São Paulo. Para estas análises, fazemos uma discussão sobre algumas das principais idéias relativas ao histórico e importância da educação a distância, às interações pela internet e aos processos e sistemas de tutoria. Aliado a isto, realizamos um estudo sobre as propriedades dualísticas do enunciado – as funções unívoca e dialógica – e elaboramos quatro categorias de análises – engajamento, problematização, retomada da fala do outro e referência a outros interlocutores. A aplicação destas categorias aos dados coletados, permite-nos classificar as interações em função do seu grau de dialogia.
Palavras Chave
discursivas, tutoria, ambiente virtual

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método