Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduados em química.

Título
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduados em química.
Autor
Mario Roberto Barro
Orientação
Salete Linhares Queiróz
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química – Química analítica
Ano
2009
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Brownstein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs.
Palavras Chave
Blog; Ensino Superior; Química

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos