O uso do jogo DOMINÓ/DNA na aprendizagem de duplicação de cromossomos na escola de aplicação da FFPG/UPE.
Título
O uso do jogo DOMINÓ/DNA na aprendizagem de duplicação de cromossomos na escola de aplicação da FFPG/UPE.
O uso do jogo DOMINÓ/DNA na aprendizagem de duplicação de cromossomos na escola de aplicação da FFPG/UPE.
Autor
Manoel Pereira de Barros
Manoel Pereira de Barros
Orientação
Francimar Martins Teixeira Macedo
Francimar Martins Teixeira Macedo
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A duplicação dos cromossomos constitui-se num dos momentos de formação da vida e de crescimento dos organismos, e seu ensino é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Apesar da importância da temática e das recomendações pelos PCNEM, os alunos dos cursos de Biologia ainda apresentam muita dificuldade no entendimento de duplicação de cromossomos. Diante desta problemática criamos e investigamos a utilização de um jogo “Dominó/DNA”, como alternativa didática, na construção de conhecimentos de duplicação de cromossomos. O jogo consiste de regras e 28 peças com o sentido da replicação. Participaram da pesquisa 16 alunos da 2ª série do ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns/PE. Esses alunos já haviam estudado divisão celular e duplicação dos cromossomos e foram divididos em 4 grupos de 4 alunos. Cada grupo jogou 6 partidas num tempo de 30 minutos. Para avaliação do jogo “Dominó/DNA”, realizamos entrevistas semi-estruturadas e questionários de múltipla escolha. Os questionários foram aplicados antes do início do jogo (pré-teste) e 24 horas após a realização do jogo (pós-teste). Os dados apresentados nos questionários associados às justificativas de respostas dos alunos sugerem que o jogo é viável como recurso didático para o ensino de duplicação de cromossomos no ensino médio.
A duplicação dos cromossomos constitui-se num dos momentos de formação da vida e de crescimento dos organismos, e seu ensino é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Apesar da importância da temática e das recomendações pelos PCNEM, os alunos dos cursos de Biologia ainda apresentam muita dificuldade no entendimento de duplicação de cromossomos. Diante desta problemática criamos e investigamos a utilização de um jogo “Dominó/DNA”, como alternativa didática, na construção de conhecimentos de duplicação de cromossomos. O jogo consiste de regras e 28 peças com o sentido da replicação. Participaram da pesquisa 16 alunos da 2ª série do ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns/PE. Esses alunos já haviam estudado divisão celular e duplicação dos cromossomos e foram divididos em 4 grupos de 4 alunos. Cada grupo jogou 6 partidas num tempo de 30 minutos. Para avaliação do jogo “Dominó/DNA”, realizamos entrevistas semi-estruturadas e questionários de múltipla escolha. Os questionários foram aplicados antes do início do jogo (pré-teste) e 24 horas após a realização do jogo (pós-teste). Os dados apresentados nos questionários associados às justificativas de respostas dos alunos sugerem que o jogo é viável como recurso didático para o ensino de duplicação de cromossomos no ensino médio.
Palavras Chave
jogo (dominó), cromossomos, DNA, aprendizagem.
jogo (dominó), cromossomos, DNA, aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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