O uso do jogo DOMINÓ/DNA na aprendizagem de duplicação de cromossomos na escola de aplicação da FFPG/UPE.

Título
O uso do jogo DOMINÓ/DNA na aprendizagem de duplicação de cromossomos na escola de aplicação da FFPG/UPE.
Autor
Manoel Pereira de Barros
Orientação
Francimar Martins Teixeira Macedo
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A duplicação dos cromossomos constitui-se num dos momentos de formação da vida e de crescimento dos organismos, e seu ensino é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Apesar da importância da temática e das recomendações pelos PCNEM, os alunos dos cursos de Biologia ainda apresentam muita dificuldade no entendimento de duplicação de cromossomos. Diante desta problemática criamos e investigamos a utilização de um jogo “Dominó/DNA”, como alternativa didática, na construção de conhecimentos de duplicação de cromossomos. O jogo consiste de regras e 28 peças com o sentido da replicação. Participaram da pesquisa 16 alunos da 2ª série do ensino médio da Escola de Aplicação da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns/PE. Esses alunos já haviam estudado divisão celular e duplicação dos cromossomos e foram divididos em 4 grupos de 4 alunos. Cada grupo jogou 6 partidas num tempo de 30 minutos. Para avaliação do jogo “Dominó/DNA”, realizamos entrevistas semi-estruturadas e questionários de múltipla escolha. Os questionários foram aplicados antes do início do jogo (pré-teste) e 24 horas após a realização do jogo (pós-teste). Os dados apresentados nos questionários associados às justificativas de respostas dos alunos sugerem que o jogo é viável como recurso didático para o ensino de duplicação de cromossomos no ensino médio.
Palavras Chave
jogo (dominó), cromossomos, DNA, aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos