O papel da imagem no ensino e aprendizagem do processo de divisão celular.
Título
O papel da imagem no ensino e aprendizagem do processo de divisão celular.
O papel da imagem no ensino e aprendizagem do processo de divisão celular.
Autor
Mara Matilde Vieira de Barros
Mara Matilde Vieira de Barros
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O uso de imagens durante o ensino de biologia, com a intenção de facilitar a compreensão de um tema, tem se tornado muito freqüente. Objetivando analisar o papel das imagens que representam os processos de divisão celular durante o processo de ensino e aprendizagem e baseando-nos na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, analisamos os conhecimentos dos alunos quanto aos significados dos termos necessários para interpretar as imagens que representam a divisão celular mitótica e meiótica e como os alunos usam esses conceitos, se usam, para interpretarem essas imagens. Os esquemas que representam a divisão celular, apresentam um grau de complexidade muito alto, pois a sua interpretação depende de dois fatores: do conhecimento anterior sobre o tema, que o aluno deve ter disponível na sua estrutura cognitiva; e do auxílio do professor, que deve dirigir a atenção dos alunos para a leitura e interpretação das imagens durante o ensino da divisão celular. Os resultados obtidos nessa pesquisa levaram-nos a três conclusões. A primeira delas é que a forma como os alunos compreendem os conceitos e os significados dos termos cromossomo, cromátide, cromossomos homólogos, genes alelos, célula haplóide e célula diplóide, pode ser considerada uma das causas da dificuldade na aprendizagem desse tema. A segunda é que a própria imagem é fonte de dúvida para a aprendizagem da divisão celular, ou quando omite informações sobre o número diplóide de cromossomos do organismo ao qual ela pertence, ou quando a forma como os cromossomos estão desenhados não permite que os alunos identifiquem os cromossomos homólogos segundo seus atributos visíveis, ou ainda, pelo fato de as imagens mostrarem um círculo representando um ciclo celular, podendo induzir o aluno a uma interpretação equivocada do verdadeiro sentido de ciclo celular. Por fim, as imagens que representam o processo da divisão celular são esquemas que os alunos têm como índice, e são utilizadas por eles como instrumentos de síntese e de lembrança do processo da divisão celular.
O uso de imagens durante o ensino de biologia, com a intenção de facilitar a compreensão de um tema, tem se tornado muito freqüente. Objetivando analisar o papel das imagens que representam os processos de divisão celular durante o processo de ensino e aprendizagem e baseando-nos na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, analisamos os conhecimentos dos alunos quanto aos significados dos termos necessários para interpretar as imagens que representam a divisão celular mitótica e meiótica e como os alunos usam esses conceitos, se usam, para interpretarem essas imagens. Os esquemas que representam a divisão celular, apresentam um grau de complexidade muito alto, pois a sua interpretação depende de dois fatores: do conhecimento anterior sobre o tema, que o aluno deve ter disponível na sua estrutura cognitiva; e do auxílio do professor, que deve dirigir a atenção dos alunos para a leitura e interpretação das imagens durante o ensino da divisão celular. Os resultados obtidos nessa pesquisa levaram-nos a três conclusões. A primeira delas é que a forma como os alunos compreendem os conceitos e os significados dos termos cromossomo, cromátide, cromossomos homólogos, genes alelos, célula haplóide e célula diplóide, pode ser considerada uma das causas da dificuldade na aprendizagem desse tema. A segunda é que a própria imagem é fonte de dúvida para a aprendizagem da divisão celular, ou quando omite informações sobre o número diplóide de cromossomos do organismo ao qual ela pertence, ou quando a forma como os cromossomos estão desenhados não permite que os alunos identifiquem os cromossomos homólogos segundo seus atributos visíveis, ou ainda, pelo fato de as imagens mostrarem um círculo representando um ciclo celular, podendo induzir o aluno a uma interpretação equivocada do verdadeiro sentido de ciclo celular. Por fim, as imagens que representam o processo da divisão celular são esquemas que os alunos têm como índice, e são utilizadas por eles como instrumentos de síntese e de lembrança do processo da divisão celular.
Palavras Chave
imagens, ensino e aprendizagem, biologia, divisão celular, formação de conceitos
imagens, ensino e aprendizagem, biologia, divisão celular, formação de conceitos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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