A evolução das concepções dos estudantes secundários sobre visão em situação de ensino.

Título
A evolução das concepções dos estudantes secundários sobre visão em situação de ensino.
Autor
Marcelo Alves Barros
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Estuda o desenvolvimento das concepções sobre estudantes do 2º ano de um curso de magistério, buscando relevar as hipóteses que eles formulam, suas dificuldades, raciocínios e habilidades, quando solicitados a explicar fenômenos luminosos. Apóia a proposta de ensino em três eixos principais: as concepções alternativas dos estudantes, a História da Ciência, e as atividades de investigação. As atividades de ensino elaboradas destacam três aspectos: visão de objetos luminosos, visão de objetos não-luminosos e formação/observação de imagem em espelhos planos, incluindo discussões sobre a existência da luz no espaço, propagação retilínea da luz, localização de imagem e lei de reflexão. A metodologia de ensino empregada está baseada na necessidade de permitir que os estudantes explicitem suas idéias e hipóteses sobre fenômenos luminosos, com o propósito de servir como facilitadora do desenvolvimento das idéias cientificas. Quanto à tomada de dados, emprega três tipos de instrumentos: as explicações verbais, os trabalhos escritos e os diagramas esquemáticos feitos pelos estudantes. As aulas são gravadas em vídeo, realçando dois momentos: o trabalho em pequenos grupos e a interação entre dois grupos. A análise dos dados destaca a forte influência das concepções alternativas como um obstáculo na construção do vínculo correto entre luz e visão numa situação de ensino. Também enfatiza a importância da História da Ciência como base para a organização do ensino, servindo tanto na contextualização dos conceitos, como na compreensão do modo como se dá sua evolução. Destaca, ainda, a relevância de se iniciar o curso de óptica geométrica pelo conceito de visão, para que os estudantes tomem consciência do papel crucial desempenhado pelo olho do observador na explicação dos fenômenos luminosos.
Palavras Chave
óptica geométrica; atividade de investigação; proposta de ensino; concepções alternativas; magistério.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos