Análise de experiências didáticas com grupos de aprendizagem em Física.
Título
Análise de experiências didáticas com grupos de aprendizagem em Física.
Análise de experiências didáticas com grupos de aprendizagem em Física.
Educação
Autor
Marcelo Alves Barros
Marcelo Alves Barros
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo dessa pesquisa consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de grupos de aprendizagem em Física no ensino médio e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a dois grupos de alunos, denominados grupos A e B em dois cursos de Física que ocorreram em 1998 e 1999, respectivamente, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos, apesar de o professor ter sido o mesmo. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupos de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de um determinado período. Um autor que nos pareceu bastante adequado para interpretar nossos dados foi Didier Anzieu, que apresenta uma abordagem psicanalítica para interpretar o funcionamento e a dinâmica de grupos. Particularmente, utilizamos sua teoria dos organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados, podemos destacar que no caso do grupo A, ocorreu uma mudança do grupo de uma posição inicial - em que predominou a indiferenciação e a fusão - para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo. No caso do grupo B, devemos destacar que ele não foi capaz de se organizar. O grupo, inicialmente oscilou entre aceitar as reivindicações do professor e recusar-se a trabalhar, e finalmente acabou desintegrando-se. Concluímos discutindo algumas diretrizes para o professor trabalhar com os alunos em grupo, focalizando principalmente, o papel de suas intervenções. Acreditamos que para isso, deve-se privilegiar a aprendizagem em grupo na formação inicial e em serviço, dos professores de Física e seus desdobramentos para sua prática pedagógica.
O objetivo dessa pesquisa consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de grupos de aprendizagem em Física no ensino médio e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a dois grupos de alunos, denominados grupos A e B em dois cursos de Física que ocorreram em 1998 e 1999, respectivamente, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos, apesar de o professor ter sido o mesmo. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupos de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de um determinado período. Um autor que nos pareceu bastante adequado para interpretar nossos dados foi Didier Anzieu, que apresenta uma abordagem psicanalítica para interpretar o funcionamento e a dinâmica de grupos. Particularmente, utilizamos sua teoria dos organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados, podemos destacar que no caso do grupo A, ocorreu uma mudança do grupo de uma posição inicial - em que predominou a indiferenciação e a fusão - para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo. No caso do grupo B, devemos destacar que ele não foi capaz de se organizar. O grupo, inicialmente oscilou entre aceitar as reivindicações do professor e recusar-se a trabalhar, e finalmente acabou desintegrando-se. Concluímos discutindo algumas diretrizes para o professor trabalhar com os alunos em grupo, focalizando principalmente, o papel de suas intervenções. Acreditamos que para isso, deve-se privilegiar a aprendizagem em grupo na formação inicial e em serviço, dos professores de Física e seus desdobramentos para sua prática pedagógica.
Palavras Chave
grupos de aprendizagem, psicanálise, subjetiva, características do aluno.
grupos de aprendizagem, psicanálise, subjetiva, características do aluno.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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