O uso da experimentação e de ambientes virtuais de estudos na aprendizagem de conceitos científicos sobre clonagem vegetal.

Título
O uso da experimentação e de ambientes virtuais de estudos na aprendizagem de conceitos científicos sobre clonagem vegetal.
Autor
Marcos Alexandre de Melo Barros
Orientação
Lilia Gomes Willadino
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho procurou investigar o estudo da clonagem vegetal como tema motivador no ensino de ciências a partir da experimentação e da utilização de ambientes virtuais de estudo. Participaram da pesquisa 33 alunos da 6a. série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Jaboatão dos Guararapes- Pernambuco, no ano de 2001. A metodologia envolveu diversas atividades: avaliação dos conhecimentos dos alunos aobre clonagem vegetal, introduçaõ ao tema, produção dos clones na universidade, construção da home page, aulas no laboratório de informática da escola, atividades no laboratório de ciências da escola, plantio dos clones produzidos e testes avaliativos. Os dados analisados revelaram que as atividades realizadas contribuíram para um maior rendimento e aproveitamento nas aulas de ciências. Ao produzirem os clones, os alunos romperam com a idéia de que a ciência está distante deles, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e possibilitando o envolvimento da turma com seu próprio processo de aprendizagem. Mais ainda, a utilização dos ambientes virtuais de estudo ampliou as pissibilidades de pesquisa e facilitou o acompanhamento de todas as etapas da intervenção.
Palavras Chave
planta- clonagem, biotecnologia, tecnologia educacional.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método