Organizando atividades por meio de projetos: opiniões de professores do ensino médio de uma escola particular.
Título
Organizando atividades por meio de projetos: opiniões de professores do ensino médio de uma escola particular.
Organizando atividades por meio de projetos: opiniões de professores do ensino médio de uma escola particular.
Autor
Rejane Bezerra Barros
Rejane Bezerra Barros
Orientação
Márcia Gorette Lima da Silva
Márcia Gorette Lima da Silva
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Documentos oficiais sinalizam para uma organização curricular que promova o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Dentre as estratégias propostas encontram-se os “Projetos escolares”. A presente pesquisa surge a partir da necessidade pessoal evidenciada no desenvolvimento da prática da pesquisadora nos últimos anos como Orientadora Pedagógica no Ensino Médio. As observações feitas no cotidiano do trabalho quanto aos tipos de projetos e a forma como estes eram desenvolvidos na escola geraram inquietudes. Estas despertaram o interesse em aprofundar a discussão, visando refletir junto aos professores sobre a implementação de uma ação pedagógica quanto à utilização de projetos em sala de aula, como estratégia didática que favoreça a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, busca-se desenvolver estudos e debates por meio da aplicação de questionários e da realização de uma oficina com professores da área de Ciências do Ensino Médio (Química, Biologia, Física e Matemática), de uma escola da rede particular da cidade de Natal, a partir do levantamento das opiniões dos mesmos quanto à elaboração de projetos escolares. Como objetivo geral, visa contribuir com elementos para a reflexão dos professores sobre o uso desta estratégia. Para tanto propomos: Conhecer as idéias/opiniões dos professores de Ciências da Natureza e da Matemática sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos, tanto disciplinares como interdisciplinares; Identificar as principais dificuldades destes professores sobre o trabalho com projetos na escola; Rever projetos desenvolvidos na escola após o desenvolvimento da oficina, retomando os aspectos identificados como pontos frágeis. No percurso metodológico, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas para o levantamento das idéias prévias dos professores, no intuito de subsidiar o planejamento de um encontro desenvolvido posteriormente na própria escola sobre o tema em questão. Participaram da 1ª etapa 10 professores e da 2ª etapa (encontro) participaram 21 professores. Observamos que como principal dificuldade para o desenvolvimento de projetos na escola, surgiu o fator tempo para o planejamento em equipe, seguida da carga horária excessiva dos professores que, geralmente, também trabalham em outras escolas. Alguns professores afirmam não desenvolverem projetos por não terem conhecimento de como se elaborar projetos escolares, quer sejam disciplinares ou interdisciplinares.
Documentos oficiais sinalizam para uma organização curricular que promova o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Dentre as estratégias propostas encontram-se os “Projetos escolares”. A presente pesquisa surge a partir da necessidade pessoal evidenciada no desenvolvimento da prática da pesquisadora nos últimos anos como Orientadora Pedagógica no Ensino Médio. As observações feitas no cotidiano do trabalho quanto aos tipos de projetos e a forma como estes eram desenvolvidos na escola geraram inquietudes. Estas despertaram o interesse em aprofundar a discussão, visando refletir junto aos professores sobre a implementação de uma ação pedagógica quanto à utilização de projetos em sala de aula, como estratégia didática que favoreça a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, busca-se desenvolver estudos e debates por meio da aplicação de questionários e da realização de uma oficina com professores da área de Ciências do Ensino Médio (Química, Biologia, Física e Matemática), de uma escola da rede particular da cidade de Natal, a partir do levantamento das opiniões dos mesmos quanto à elaboração de projetos escolares. Como objetivo geral, visa contribuir com elementos para a reflexão dos professores sobre o uso desta estratégia. Para tanto propomos: Conhecer as idéias/opiniões dos professores de Ciências da Natureza e da Matemática sobre planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos, tanto disciplinares como interdisciplinares; Identificar as principais dificuldades destes professores sobre o trabalho com projetos na escola; Rever projetos desenvolvidos na escola após o desenvolvimento da oficina, retomando os aspectos identificados como pontos frágeis. No percurso metodológico, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas para o levantamento das idéias prévias dos professores, no intuito de subsidiar o planejamento de um encontro desenvolvido posteriormente na própria escola sobre o tema em questão. Participaram da 1ª etapa 10 professores e da 2ª etapa (encontro) participaram 21 professores. Observamos que como principal dificuldade para o desenvolvimento de projetos na escola, surgiu o fator tempo para o planejamento em equipe, seguida da carga horária excessiva dos professores que, geralmente, também trabalham em outras escolas. Alguns professores afirmam não desenvolverem projetos por não terem conhecimento de como se elaborar projetos escolares, quer sejam disciplinares ou interdisciplinares.
Palavras Chave
ensino médio, projetos escolares, estratégias de ensino, características do professor,
ensino médio, projetos escolares, estratégias de ensino, características do professor,
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores, Recursos Didáticos
Formação de Professores, Recursos Didáticos