Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de nível médio.
Título
Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de nível médio.
Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de nível médio.
Autor
Jomar Barros Filho
Jomar Barros Filho
Orientação
Dirceu da Silva
Dirceu da Silva
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Neste trabalho, proporemos um sistema de avaliação contínuo e coerente, integrado num curso de Física de nível médio, baseado em alguns pressupostos construtivistas. Em síntese, o problema desta pesquisa repousa no fato de que a avaliação do rendimento escolar, da forma que vem sendo utilizada na maioria das escolas, não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos seus educandos. Ao invés de dar subsídios ao seu professor, dizendo que tipo de ajuda ele precisa fornecer a cada aluno para que este consiga construir os seus conhecimentos, as avaliações têm servido ao controle da conduta e das atitudes dos estudantes em sala de aula. Especificamente, iremos elaborar e propor um curso de Eletrodinâmica. Este será composto por um conjunto de atividades de ensino que procurarão partir das concepções sobre alguns fenômenos elétricos que os alunos já possuam, questionando-os e buscando neles gerar conflitos cognitivos, assim como a superação dessas concepções, através da construção de modelos explicativos mais elaborados. A cada atividade de ensino existirá pelo menos um instrumento de avaliação que possibilite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes quanto à aprendizagem de habilidade que denotem conceitos, procedimentos e atitudes implícitos ao conteúdo de eletrodinâmica. Além disso, faremos uma discussão propondo, também, uma maneira de compor a nota final dos alunos a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula.
Neste trabalho, proporemos um sistema de avaliação contínuo e coerente, integrado num curso de Física de nível médio, baseado em alguns pressupostos construtivistas. Em síntese, o problema desta pesquisa repousa no fato de que a avaliação do rendimento escolar, da forma que vem sendo utilizada na maioria das escolas, não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos seus educandos. Ao invés de dar subsídios ao seu professor, dizendo que tipo de ajuda ele precisa fornecer a cada aluno para que este consiga construir os seus conhecimentos, as avaliações têm servido ao controle da conduta e das atitudes dos estudantes em sala de aula. Especificamente, iremos elaborar e propor um curso de Eletrodinâmica. Este será composto por um conjunto de atividades de ensino que procurarão partir das concepções sobre alguns fenômenos elétricos que os alunos já possuam, questionando-os e buscando neles gerar conflitos cognitivos, assim como a superação dessas concepções, através da construção de modelos explicativos mais elaborados. A cada atividade de ensino existirá pelo menos um instrumento de avaliação que possibilite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes quanto à aprendizagem de habilidade que denotem conceitos, procedimentos e atitudes implícitos ao conteúdo de eletrodinâmica. Além disso, faremos uma discussão propondo, também, uma maneira de compor a nota final dos alunos a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula.
Palavras Chave
ensino construtivista, avaliação, eletrodinâmica.
ensino construtivista, avaliação, eletrodinâmica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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