Avaliação da aprendizagem e formação de professores de Física para o ensino de nível médio.

Título
Avaliação da aprendizagem e formação de professores de Física para o ensino de nível médio.
Autor
Jomar Barros Filho
Orientação
Dirceu da Silva
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas idéias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos. O Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Likert, buscou descobrir as idéias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente, gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área. O Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas, procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas idéias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica, o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso, com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. A partir da comparação entre o discurso e a prática docente destes alunos, as dificuldades impostas pelo entorno escolar e as crenças sobre ensino e aprendizagem adquiridas durante um longo processo de formação no ensino tradicional, surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito.
Palavras Chave
física; avaliação; concepção de professores; formação inicial.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores