Concepções de meio ambiente: um olhar sobre um curso de licenciatura em Ciências Biológicas.

Título
Concepções de meio ambiente: um olhar sobre um curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
Autor
Marco Antonio Leandro Barzano
Orientação
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho constitui-se de uma investigação sobre a concepção de Meio Ambiente dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sabemos que o conceito de Meio Ambiente é muito amplo e isto se justifica pelo fato de muitas áreas do conhecimento, atualmente, fazerem desse tema o seu objeto de estudo. Buscamos entender, a partir de seus depoimentos, dimensões da formação desses futuros professores de Ciências e Biologia, no que se referem à questão ambiental. Elegemos o estudo de caso como referência metodológica, por considerarmos uma proposta que nos oferece dados qualitativos substantivos que contribuem para o desenvolvimento de uma reflexão crítica e transformadora. Os resultados nos indicam que as concepções dos alunos estão, em sua maior parte, inseridas numa visão em que os saberes ensinados e aprendidos de um curso que forma professores de Ciências e Biologia refletem, predominantemente, um paradigma mecanicista. Neste contexto, o discurso cartesiano de Meio Ambiente é visto apenas unilateralmente, onde aspectos biológicos, físicos e químicos prevalecem e reforçam o mito do antropocentrismo. Quanto às questões sócio-político-econômicas e culturais, estas são abordadas ainda de uma maneira incipiente. Com os resultados obtidos, podemos perceber que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, futuros professores, ainda estão recebendo uma formação em que o Meio Ambiente é reconhecido apenas como uma área natural desassociado das relações sociais.
Palavras Chave
educação ambiental, licenciatura em ciências biológicas, formação de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor, Características do Aluno