Uma experiência em ensino de Física na perspectiva da História da Ciência.

Título
Uma experiência em ensino de Física na perspectiva da História da Ciência.
Educação
Autor
Mara Lúcia Fontes Menezes de Bastos
Orientação
Paula Rodolfo Rodrigues Pereira
Instituição
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Pesquisa, PG e Extensão
Ano
1999
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa consiste em uma investigação sobre o sentido do ensino da Física, revelado pelo conhecimento dos processos de construção da Ciência, e pretende oferecer uma abordagem alternativa para o ensino da Física no segundo grau. A fundamentação teórica se dá na confluência das obras de Gaston Bachelard, Jean Piaget e Thomas Kuhn. A proposta é a de acompanhar uma experiência de ensino de Física, que consistirá em apresentar aos alunos alguns conceitos científicos da maneira como foram produzidos. A experiência será a de reviver o processo de produção de conhecimentos, com seus erros e acertos. O método de abordagem da pesquisa é o fenomenológico e a modalidade é a análise da estrutura do fenômeno situado.
Palavras Chave
História da Física; Conceitos Científicos; História da Ciência.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
História da Ciência