Concepções de ensino médio: sentidos atribuídos por professores de Biologia.

Título
Concepções de ensino médio: sentidos atribuídos por professores de Biologia.
Autor
Suzete Maria Salvaro Beal
Orientação
Adair Mendes Nacarato
Instituição
UFS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Itatiba/SE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Considerando que as falas docentes são resultantes de uma apropriação e constituição de sentidos, que se estabelecem na interação com o outro, em contextos escolares ou que têm a escola como lugar de problematização, a pesquisa analisou as falas dos professores de Biologia relacionadas aos princípios estruturantes da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) e às suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, objetivou-se identificar como os professores tiveram contato com os documentos curriculares nacionais, como eles têm se apropriado e interpretado os documentos e, ainda, conhecer as condições de trabalho do professor de Biologia. A pesquisa é de natureza qualitativa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com oito professores de Biologia do Ensino Médio de escolas particulares de ensino. Ao tratar as falas docentes como objeto de estudo, foi possível perceber que estas são permeadas por vozes sociais (Bakhtin), entre elas, as presentes nos princípios e concepções dos documentos curriculares nacionais. A pesquisa tomou como base a perspectiva histórico-cultural, sendo a linguagem o meio privilegiado de constituição da experiência humana. O trabalho traz ainda reflexões relacionadas à: formação docente; concepções de conhecimento dos professores; reformas e políticas curriculares; concepções e desafios do Ensino Médio. A análise nos sinalizou que os professores possuem uma compreensão não muito clara dos princípios que estruturam a proposta curricular de Ensino Médio e que possuem dificuldades de tomar os documentos nacionais como norteadores das suas práticas por se depararem no cotidiano escolar com situações que impossibilitam um trabalho interdisciplinar e contextualizado. Dentre as situações estão: a formação do professor, vinculada a uma tradição disciplinar; a grande quantidade de conteúdos que o professor tem para trabalhar e o tempo escasso para a realização dessa tarefa, e, ainda, a necessidade de preparar os alunos para a realização dos competitivos exames de ingresso no nível superior de ensino.
Palavras Chave
currículo, ensino médio, formação de professores, características de professor

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas